quinta-feira, 23 de abril de 2009

PAULETTE GODDARD
















Nascida Pauline Marion Goddard Levy em Nova Iorque, no dia 03 de junho de 1910 e falecida em Ronco sopra Ascona, no dia 23 de abril de 1990, Paulette Goddard foi uma atriz americana.
Paulette casou pela primeira vez aos dezesseis anos de idade. Em 1931, após se divorciar, foi para Hollywood. Mulher de beleza excepcional, em 1932 ela conheceu Charles Chaplin. Ele a convidou para integrar o elenco de Modern Times (1936), filme que fez um grande sucesso na época, mas sua carreira não decolou devido aos comentários sobre seu relacionamento com Chaplin. No mesmo ano eles se casaram secretamente, mas o casamento fracassou e eles se separaram em 1940.
Por causa do papel de "Miriam Aarons" em The Women, de 1939, ela foi contratada pelos estúdios Paramount Pictures.
Paulette foi uma das muitas atrizes que fez teste para o papel de "Scarlett O'Hara", protagonista do filme Gone with the Wind, de 1939, mas o papel acabou ficando com Vivien Leigh. No mesmo ano ela atuou com Bob Hope em "The Cat and the Canary", um filme considerado bom, mas nunca à mesma altura de Gone with the Wind.
Os anos 40 foram o período em que Paulette mais trabalhou. Ela atuou e foi dirigida por Chaplin em "The Great Dictator" (1940); no filme de 1942, "Reap the Wild Wind", de Cecil B. DeMille; e contracenou com Burgess Meredith em "The Diary of a Chambermaid", de 1946.
Foi indicada ao Oscar na categoria de "Melhor Atriz Coadjuvante" por "So Proudly We Hail!", de 1943. No início dos anos 40, ela era uma das estrelas top contradas pela Paramount. No final dos anos 40, a estrela entrou em declínio, e ela foi despedida em 1949.
Após atuar em alguns filmes B, ela abandonou o cinema e foi viver na Europa, onde casou com o escritor alemão Erich Maria Remarque, no final dos anos 50. Ela só voltou a filmar mais uma vez, em 1972, o filme para televisão The Snoop Sisters.
Morreu na Suíça, em conseqüência de problemas no coração. Paulette nunca teve filhos.

Nenhum comentário: