terça-feira, 21 de abril de 2009

OLIVE BORDEN
















Olive Borden nasceu em Richmond, Virginia, no dia 14 de Julho de 1906 e faleceu em 01de Outubro de 1947, foi uma atriz americana, cujo apelido era "A garota da alegria" e era conhecida por seus cabelos negros e sua beleza.
Seu nome de batismo frequentemente foi divulgado erroneamente como Sybil Tinkle até os anos 90 quando descobriram que uma outra mulher tinha o mesmo nome e o confudiram com Borden. O pai de Olive faleceu quando ela era ainda um bebê e ela foi criada pela mãe, Sibbie. Adolescente, convenceu sua mãe a levá-la a Hollywood em busca de uma carreira artística.
Borden começou como uma das beldades de Mack Sennett de 1922. Foi escolhida pelo produtor Paul Bern para o papel no filme "The Dressmaker In Paris". Contratada da Fox, Borden logo tornou-se uma das mais populares e bem pagas atrizes da época. Estrelou 11 filmes na Fox, incluindo "Three Bad Men" e "Fig Leaves".
Cortada da Fox em 1927, embora fosse uma grande estrela, não se adaptou à mudança do cinema mudo para o falado. Ela trabalhou duro para conseguir perder o sotaque sulista. Mesmo assim continuou trabalhando para a Columbia e RKO. Olive cortou sua marca registrada (seus longos cabelos) e ficou com um 'look' moderno. Fez diversos filmes nos anos 30 mas sua carreira empacou. Seu último filme veio em 1934, "Chloe, Love Is Calling You". Ela mudou-se para Nova York, onde teve uma breve carreira nos palcos e também trabalho no circuito vaudeville para sobreviver.
Borden teve dois casamentos fracassados. em 1931 se casou com Theodore Spector. Ele foi preso por bigamia em 1932. O casamento foi então anulado. Ela se casou pela segunda vez com John Moeller em 1934. O casamento terminou em divórcio sete anos depois. Também namorou o ator George O'Brien e segundo a imprensa, chegaram a ser noivos. Pelo resto da vida, Olive viveu com sua mãe, Sibbie.
Nos anos 40 ela estava falida e sofrendo de alcoolismo. Olive se tornou enfermeira e voluntária na Segunda Guerra Mundial. Em 1945, ela se tornou cristã e tentou voltar a Hollywood mas ela havia ganho peso e tinha diversos problemas de saúde. Depois de uma série de empregos de baixos salários, ela foi para Sunshine Mission, uma casa para mulheres de Los Angeles. Os últimos anos de Olive foram organizando concursos de beleza.
Borden faleceu em 1947, de pneumonia e infecção estomacal aos 41 anos. As únicas coisas que possuía quando morreu, eram uma foto autografada por ela mesma e um diário.
Por sua contribuição ao cinema, Olive Borden tem uma Estrela na Calçada da Fama. Ela foi uma das primeiras oito estrelas a serem escolhidas para receber a Estrela em 1958. Sua sobrinha, Natalie Joyce também se tornou uma atriz de sucesso.

Nenhum comentário: