quinta-feira, 23 de abril de 2009

PATSY KELLY
















Nascida Bridget Sarah Veronica Rose Kelly no Brooklyn, Nova York, no dia 12 de Janeiro de 1910 e falecida em 24 de Setembro de 1981, Patsy Kelly foi uma atriz de teatro ganhadora do Tony e de cinema.
Descendente de imigrantes irlandeses, fez suas estreía na Broadway em 1928.
Kelly, fez sua estréia no cinema em 1933, quando o produtor Hal Roach a empregou para co-estrelar com Thelma Todd numa série de comédias curtas. (Kelly substituiu ZaSu Pitts, que deixou Roach atrás de melhores salários). Com a morte de Thelma Todd em 1935, Kelly acabou terminando a série ao lado de Pert Kelton e depois Lyda Roberti.
Patsy Kelly tornou-se mais ambiciosa e fez filmes mais variados, entre eles musicais.
Fora das telas, a vida indiscreta de Kelly resultava em falatórios em restaurantes e barzinhos chiques. Em 1943 os produtores se distanciaram de Kelly, e ela só conseguiu encontrar emprego no Estúdio Producers Releasing Corporation, o menor de todos os estúdios de cinema. Seus últimos filmes como atriz principal foram em "My Son, the Hero" e "Danger! Women at Work".
Ela se tornou governanta e namorada de Tallulah Bankhead.
Na TV, participou de diversas séries. Patsy também fez uma participação memorável no filme "Rosemary's Baby" (1968).
Ela voltou à Broadway em 1971. Kelly alcançou grande sucesso e venceu o Tony de Melhor Atriz Coadjuvante. No ano seguinte conseguiu sucesso ainda maior com "Irene" e novamente foi indicada ao Tony de Melhor Atriz em Musicais.
Kelly ainda fez em 1976 o filme "Freaky Friday". Sua participação final foi em 1979, na comédia "The North Avenue Irregulars".
Patsy faleceu em 1981 aos 71 anos em Woodland Hills, California de câncer. Por sua contribuição ao cinema, Patsy Kelly tem uma Estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

Nenhum comentário: