sábado, 18 de abril de 2009

MAY BRITT
























Nascida Maybritt Wilkens em Lidingö, Suécia, no dia 22 de março de 1933, May Britt é uma atriz sueca, que fez breve carreira na Itália, na década de 1950 e, depois, nos EUA. Ficou famosa famosa por haver protagonizado um casamento interracial com o ator e bailarino negro Sammy Davis, Jr. em 1960.
Foi modelo e garota-da-capa de muitas publicações. Após imigrar para os Estados Unidos, à procura de um lugar ao sol, a grande oportunidade veio com o papel principal do filme "O anjo azul", mesma personagem que Marlene Dietrich havia criado em 1930.
Foi descoberta na Suécia e lançada na Itália pelos produtores Carlo Ponti e Mario Soldati, em 1951, tendo trabalhado em cerca de dez produções da Cinecittà. Participou do filme "Guerra e Paz", de 1956.
Foi para Hollywood após assinar com a 20th Century Fox. Estrelou alguns filmes, e atuou com Marlon Brando e Peter Falk.
Conheceu Sammy Davis, Jr. em 1959. Começaram logo a namorar e casaram no dia 13 de novembro de 1960. O casamento causou a controvérsia pois, naquela época, uniões interraciais eram proibidas pela lei em 31 estados dos Estados Unidos. Antes do casamento, Britt converteu-se ao judaísmo.
Casada, Britt abandonou os filmes para se dedicar à família. Ela e Sammy Davis, Jr. tiveram uma filha e adotaram dois filhos. Divorciaram-se em 1968, depois que Davis teve um caso com Lola Falana.
Após o divórcio, May Britt recomeçou a trabalhar, apresentando-se esporadicamente na televisão, a última vez em 1988. A partir desta data, aposentou-se e passou a dedicar-se principalmente à pintura.

Nenhum comentário: