sábado, 4 de abril de 2009

LILYAN TASHMAN
















Lilyan Tashman nasceu no Brooklyn, Nova York, no dia 23 de Outubro de 1896 e faleceu em 21 de Março de 1934, foi uma atriz de cinema mudo americana.
Filha mais nova de uma família judia com oito filhos, Tashman era filho de um costureiro e sua esposa Rose.
Lilyan estudou numa escola do Brooklyn e mais tarde se formou no segundo grau.
Lilyan Tashman trabalhou como modelo, seus cabelos loiros e um tipo único de beleza chamavam atenção. Em 1914 ela também trabalhava com "vaudeville", numa peça que incluia Eddie Cantor e Al Lee. Tashman e Lee se casaram no mesmo ano e se separaram em 1920, divorciando-se no ano seguinte. Cantor e Lee romperam, e Cantor foi para uma carreira solo de sucesso, enquanto Lee se tornou agente de George White. Enquanto isso Tashman tentava entrar em qualquer show da Broadway que ela encontrasse.
Diversas tentativas resultaram em imensos fracassos. Aos 17 anos ela desistiu quando conheceu Flo Ziegfeld. A afeição mútua fez com que ele rapidamente pedisse a Lilyan se ela gostaria de trabalhar em um dos seus shows. Em 1916 ela fez sua primeira participação nas 'Ziegfeld Follies'. Aos 18 anos, ela se tornou membro do show "Follies of 1917". Ela permanece com o show de 1917 a 1918, e em 1919, Tashman abandonou a companhia de Ziegfeld.
Em 1919, ela conseguiu um emprego na comédia "The Gold Diggers". Foi um grande sucesso.
Em 1921 Tashman teve sua primeira papel no cinema em "Experience". Depois de um período de azar em Nova York, ela decidiu mudar-se para Hollywood.
Lá chegando, foi escalada para fazer "Head Over Heels" (1922). Depois veio "Garden of Weeds" (1924). Daí em diante Tashman participou de diversas produções e se tornou figura conhecida no mundo do cinema.
Foi durante as filmagens de "Ports of Call" (1925) que ela conheceu seu futuro marido Edmund Lowe. Ela se casou com ele em 1925 e foram morar numa casa ao estilo Art Deco. Ambos continuaram suas carreiras.
Juntos fizeram mais sucesso do que quando eram sozinhos. O casal dava várias festas em sua casa em Beverly Hills, e Tashman começou a aparecer nas revistas como "A mais bem vestida".
Em 1925 Tashman havia construído uma carreira razoável como atriz. Participou de "Seven Days" (1926), "Texas Steer" (1926), "Camille" (1927), "So This Is Paris" (1928), "Craig's Wife" (1928), "The Trial of Mary Dugan" (1929), "The Marriage Playground" (1929), e "The Gold Diggers of Broadway" (1929).
Nos próximos anos Tashman fez diversos papéis secundários e principais, e com o advento do cinema falado, ela se deu bem porque tinha uma voz rica, de contralto, devido aos anos de palco.
Após um ano ocupado em 1931, no qual ela faz oito filmes, ela começou a reduzir sua ageda enquanto os jornais especulavam sobre sua saúde. Mesmo negando qualquer tipo de doença, ela eventualmente estava hospitalizada, surgindo rumores de uma apendicite. Somente depois de sua morte que foi revelado que ela havia morrido de câncer em estado avançado. Ela ficou consciente até o fim e teve Edmund Lowe ao seu lado quando faleceu.
Tashman tinha somente 38 anos em março de 1934 e não teve filhos.

Nenhum comentário: