sábado, 4 de abril de 2009

LENA HORNE
















Lena Mary Calhoun Horne (nascida em 30 de junho de 1917 em Brooklyn, Nova Iorque) é uma famosa cantora e atriz norte-americana.
Apesar de que já ter gravado e feito performances com vários músicos de jazz (notavelmente Artie Shaw e Teddy Wilson), ela não é considerada uma cantora de jazz por muitos críticos musicais pelo fato de nunca fazer improvisações em seus shows.
Atualmente ela vive na cidade de Nova Iorque mas quase não faz aparições públicas.
Lena foi casada duas vezes, a primeira com Louis Jones (1937 a 1944) com quem teve dois filhos e depois com Lennie Hayton (1947 - até 24 April 1971, quando ele faleceu).
Horne também é conhecida por suas contribuições ao movimento dos Direitos Civis. Em 1941, ela cantou no Cafe Society e trabalhou com Paul Robeson, um cantor que combatia a discriminação racial. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela se recusou a cantar para "platéias segregadas ou grupos em que os alemães estavam à frente do exército americano". Lena também trabalhou com Eleanor Roosevelt.
Em 2003, ABC anunciou que Janet Jackson iria estrelar uma biografia sobre a vida de Lena Horne, mas nas semanas seguintes houve o famoso incidente com o vestuário de Jackson no Super Bowl, contudo a revista Variety afirmou que foi Horne quem pediu que Jackson desistisse do projeto. Oprah Winfrey afirmou para Alicia Keys durante uma entrevista em 2005 no seu programa "The Oprah Winfrey Show" que ela poderia ser considerada para interpretar Lena Horne.
Em janeiro de 2005, Blue Note Records, sua gravadora há mais de uma década, anuncioui que colocaria nas ruas uma coleção de gravações inéditas da lendária cantora feitas durante seu tempo na gravadora. Remixadas pelo seu produtor de longa data Rodney Jones, as gravações mostraram uma voz segura para uma mulher de sua idade, incluindo versões de "Something to Live For", "Chelsea Bridge" e "Stormy Weather".
Em 2007, Horne foi interpretada por Leslie Uggams em sua fase mais velha e por Nikki Crawford como Lena mais jovem no musical "Stormy Weather" apresentado em Pasadena Playhouse na California no ano de 2009.

Nenhum comentário: