sábado, 4 de abril de 2009

LESLIE CARON
















Leslie Claire Margaret Caron nasceu em Boulogne-Billancourt, Hauts-de-Seine, no dia 01 de julho de 1931, mais conhecida como Leslie Caron, é uma atriz francesa.
Seu pai, Claude Caron, era um químico francês e sua mãe, Margaret Petit, uma dançarina estadunidense. A carreira artística de Caron foi estimulada desde cedo pela mãe.
Caron já foi casada quatro vezes e possui dois filhos com o diretor britânico Peter Hall, seu segundo marido.
Caron iniciou sua carreira como bailarina. No entanto, logo foi descoberta por Gene Kelly, com quem atuou no musical "An American in Paris", vencedor do prêmio Oscar de melhor filme do ano em 1951. O sucesso deste filme lhe rendeu um contrato com a MGM e dois anos depois, estrelou no musical "The Story of Three Loves". Naquele mesmo ano, Caron recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz principal por sua atuação no musical "Lili". Em 1955 atuou ao lado de Fred Astaire em "Daddy Long Legs" e em 1958 fez o papel-título de "Gigi", musical também vencedor do Oscar de melhor filme do ano. Em 1961, após alguns filmes não tão bem sucedidos, atuou no romance "Fanny", indicado ao Oscar de melhor filme. No ano seguinte, recebeu outra indicação ao Oscar de melhor atriz pelo drama "The L-Shaped Room", que também lhe rendeu os prêmios BAFTA e Globo de Ouro. Em 1964 estrelou na comédia romântica "Father Goose", ao lado de Cary Grant. Em 1966 estrelou em "Is Paris Burning?". Depois disso sua carreira começou a declinar, tendo papéis de destaques em "L'Homme qui aimait les femmes e Valentino", ambos de 1977. Em 1984 estrelou no filme franco-suíço "La diagonale du fou", vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Desde então, Caron aparece esporadicamente em alguns filmes de destaque como "Damage" de 1992, "Funny Bones" de 1995, "Chocolat" de 2000 e "Le Divorce" de 2003 (seu último filme até hoje). Em 2006 fez uma participação especial no episódio "Recall" do seriado Law & Order: Special Victims Unit, o que lhe rendeu um prêmio Emmy.

Um comentário:

Anônimo disse...

não se fala de seu mais famoso filme -LilY Marlene