segunda-feira, 20 de abril de 2009
NORMA SHEARER
Nascida Edith Norma Shearer em Montreal, Canadá, no dia 10 de agosto de 1902 e falecida em Los Angeles, no dia 12 de junho de 1983, Norma Shearer foi uma atriz de cinema.
Na infância, Shearer teve lições de piano e dança, e aos 14 anos ganhou um concurso de beleza. Filha de um rico arquiteto de Montreal, ela mudou-se com a mãe e a irmã para Nova Iorque após a falência do pai. Com olhos azuis, esbelta, ela já prometia ser uma estrela aos dezesseis anos de idade, e sua atuação começou ainda no cinema mudo, dividindo as atenções e o estrelato com Mary Pickford. Irving Thalberg se interessou por ela, contratou-a e, em 1925, Norma fazia já papéis principais, atingindo, porém, o estrelato em 1928, ao se casar com Thalberg, com quem teve dois filhos e se separou em 1936.
Shearer foi uma das poucas atrizes do cinema mudo a se tornar estrela também no sonoro, e a Metro a promovia como “A Primeira Dama das Telas”. Ficou viúva em 1936 e abandonou o cinema por dois anos, voltando em 1938 para filmar Maria Antonieta.
Voltou a se casar em 1942 com o instrutor de esqui Martin Arrouge, 20 anos mais jovem do que ela, abandonando definitivamente o cinema. Viveu com Martin até a morte, aos 81 anos, depois de sofrer três derrames.
Ganhou o Oscar de atriz por The Divorcee (“A Divorciada”), de 1930;
Indicada ao Oscar de atriz por Their Own Desire (“Ébrios de Amor”), de 1929;
Indicada ao Oscar de atriz por A Free Soul (“Uma Alma Livre”), de 1931;
Indicada ao Oscar de atriz por The Barretts of Wimpole Street (“A Família Barrett”);
Indicada ao Oscar de atriz por Romeo and Juliet (“Romeu e Julieta”) e,
Indicada ao Oscar de atriz por Marie Antoinette (“Maria Antonieta”).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Linda, linda ,linda...
Um glamour pouco visto, que já não existe mais. Adoro Norma, especialmente com Tyrone em Maria Antonieta.
Gosto muito da screen persona da Norma,principalmente nos filmes pre code.
Mas dói no coração o fato de ser tão dificil achar filmes dela.Em locadora eu só vejo três: Maria Antonieta,Romeu e Julieta e As Mulheres.
Postar um comentário