segunda-feira, 20 de abril de 2009

NITA NALDI
















Nascida Anita Donna Dooley em Nova York, no dia 01 de abril de 1897 e falecida em 01 de abril de 1961, Nita Naldi foi uma atriz americana de cinema mudo. Uma das atrizes de maior sucesso em Hollywood durante os anos 20, era sempre chamada para fazer a "femme fatale"/"vamp", título popularizado pela atriz Theda Bara.
Descendente de italianos e irlandeses, Nita começou sua carreira profissional nas Ziegfeld Follies, mudando seu sobrenome para o exótico "Naldi", em homenagem a uma amiga de uma infância de sobrenome Rinaldi. Durante seu tempo nas Follies, ela posou para o famoso artista Alberto Vargas, que a retratou semi nua.
Descoberta em 1919 pelo ator John Barrymore, Naldi logo revolucionou Hollywood. Com seu estilo exótico, ela imediatamente foi para a Paramount.
Ela fez seu primeiro filme em 1920 "Dr. Jekyll and Mr. Hyde". Inicialmente, ela era muito requisitada para o papel de vamp; um tipo de rival da estrela Theda Bara.
Ela fez ao lado do ídolo italiano Rudolph Valentino, em 1922, o enorme sucesso "Blood and Sand". A química foi tão bo que eles fizeram mais dois filmes juntos: em 1924 "A Sainted Devil" e "Cobra" de 1925. Naldi viajou para a Europa em 1924 e passou parte da viagem experimentando o vestuário para mais um filme com Valentino, "The Hooded Falcon". O filme jamais começou e tudo que restou foram algumas fotos de Valentino. Nenhuma foto de Naldi com o vestuário foi tiradat. Naldi era chamada pela imprensa de "A versão feminina de Valentino".
No topo de sua carreira, Naldi apareceu no épico de 1923, "The Ten Commandments". Também fez um filme com o lendário Alfred Hitchcock em 1926, "The Mountain Eagle". Ela é frequentemente creditada, erroneamente, como parte do elenco de outro filmes dele, "The Pleasure Garden".
Ela faria sua última aparição nas telas em 1926, no filme austríaco "Die Pratermizzi".
No final dos anos 20, viajou para a Europa e fez diversos filmes, retornando para a América em 1933, na Broadway. Como tantos outros astros do cinema mudo, com o advento do cinema falado, encerrou a carreira de Naldi. No final dos anos 20, com a América entrando na Grande Depressão, sua imagem de vamp parecia 'demodé' para o cinema americano. Nita se aposentou e casou com Searle Barclay em 1929, o casal continuou casado até a morte dele em 1945. Naldi nunca mais se casou ou teve filhos.
Ocasionalmente, Nita saía da reclusão para participar em pequenos papéis em filmes, na TV e nos palcos.
Nita Naldi morreu aos 63 anos, vítima de ataque cardíaco em seu apartamento em Nova York City e foi enterrada no Cemitério do Queens County.
Por sua contribuição ao cinema, Nita Naldi foi honrada com uma Estrela na Calçada da Fama em Hollywood.