domingo, 5 de abril de 2009

LUISE RAINER
















Luise Rainer nasceu Düsseldorf, Alemanha, no dia 12 de janeiro de 1910, é uma atriz alemã que fez carreira nos EUA.
Luise começou a trabalhar como atriz, na companhia Max Reinhardt. Luise trabalhou em algum filmes alemães de pouca expressão até que, em 1935, numa das viagens de Louis B. Mayer pela Europa, foi descoberta e assinou contrado com MGM.
Sua estreia em hollywood foi no filme Escapade (“Flerte”), em 1935, ao lado de William Powell. Seu segundo filme em Hollywood foi "Ziegfeld, O criador de estrelas" que lhe renderia seu primeiro Oscar de melhor atriz, e um prêmio do New York Critic's de Melhor atriz; muitos criticos da época apontaram a vitória de Luise Rainer por um única cena, intitulada por Jean Cocteau como "conversação ao telefone", numa das cenas mais famosas do cinema.
Seu terceiro filme Hollywood foi The Good Earth (“Terra dos Deuses”), em 1937, papel que lhes rendeu o segundo Oscar; uma vez mais a crítica ficou revoltada como a vitória de Luise, pois muitos acreditavam que o Oscar iria para Greta Garbo. A revista Picturegoer, porém, publicou um artigo do crítico James Agate descrevendo a atuação de Luise como simplesmente perfeita em tudo. Foi a primeira atriz da história a ganhar dois prêmios Oscar seguidos.
Luise foi considerada uma promissora estrela, mediante as grande estrelas da MGM da época como Norma Shearer, Joan Crawford e Greta Garbo. Muitos atribuem seu declínio à péssima escolha de papéis pelos estúdios, e outros o atribuem aos maus conselhos de seu marido na época, o dramaturgo Clifford Oddets, com quem foi casada de 1937 a 1940,
Depois de 5 filmes em Hollywood e dois Oscars, Luise queria o papel de Madame Curie, reservado para Greta Garbo, papel que acabou sendo feito só em 1943, por Greer Garson. Luise foi pressionada por Louis B. Mayer a fazer alguns filmes mal recebidos pela critica, episódio que resultou num pedido de demissão. Posteriormente, Luise tentou fazer o teste para o papel de Scarlett O'Hara, mas não o conseguiu. Em 1943, quatro anos depois de se afastar de Hollywood, fazendo somente teatro, Luise tentou voltar às telas com o papel de Madame Curie, e posteriormente o papel de Maria em Por Quem os Sinos Dobram mas os perdeu. Em 1943, fez Hostages (“Reféns”), e voltaria a atuar em 1997, com The Gambler.
Hoje Luise Rainer mora em Londres, em um apartamento que perteceu a Vivien Leigh, e é a atriz que mais tempo viveu depois de ganhar um Oscar. É a única atriz ganhadora de Oscar nos anos 30 que ainda está viva.
Possui uma estrela na Calçada da Fama, 6300 Hollywood Boulevard.
Foi casada também com Robert Knittel (1945 a 1989, ano do falecimento dele) e tiveram um filho.

Nenhum comentário: