domingo, 5 de abril de 2009

LOLA ALBRIGHT
















Lois Jean "Lola" Albright nasceu em Akron, Ohio, no dia 20 de Julho de 1925, é uma atriz e cantora americana.
Albright trabalhou como modelo antes de se mudar para Hollywood, onde ela fez sua estréia no cinema com uma pequena participação no filme The Pirate de 1948, que acabou por levá-la a um papel secundário, mas importante, no aclamado filme de 1949, Champion.
Entretanto, esta era uma época de muitas loiras, representadas mais notavelmente Marilyn Monroe, e pelos próximos dez anos Albright continuaria a trabalhar em como coadjuvante em mais de vinte filmes, incluindo vários westerns, sem conseguir se destacar. Além disso, ela também participaria como atriz convidada em episódios de várias séries de televisão.
Em 1958, Albright ganhou o papel de Edie Hart na série de televisão Peter Gunn, que era produzida por Blake Edwards e dirigida por Robert Altman, além de ter na trilha sonora a música que tornou Henry Mancini famoso. Neste programa, ela interpretou uma stripper que tem um interesse amoroso no detetive Peter Gunn, interpretado por Craig Stevens. Em 1959, ela seria indicada para os Prêmios Emmy como melhor atriz coadjuvante em uma série de televisão dramática. O papel também requeria boas habilidades vocais, qualidade que ela possuía desde sua infância, e sua popularidade a levou a lançar o álbum de estúdio Lola Wants You em 1957, bem como Dreamsville em 1959, no qual sua músicas eram produzidas em parceria com Mancini e sua orquestra.
A popularidade de Albright resultante da série Peter Gunn a levou a estrelar vários filmes de sucesso posteriormente, como Kid Galahad, ao lado de Elvis Presley em 1962, Les Felins em 1964 - ao lado do renomado diretor René Clément e dos atores Alain Delon e Jane Fonda, e no épico The Way West. Em 1968, ela participou de The Impossible Years com David Niven e Christina Ferrare e Where Were You When the Lights Went Out? ao lado de Doris Day.
Além do cinema, Albright também voltaria a estrelar numa série de televisão por um curto período: trata-se de Peyton Place e da personagem Constance Mackenzie. Lola substituiu Dorothy Malone enquanto esta estava envolvida em uma operação de risco de vida. Posteriormente, a atriz continuaria a atuar tanto em filmes como em séries de televisão (como atriz convidada), quando finalmente se aposentou no começo dos anos 80.
Lola foi casada três vezes, sendo seu último casamento com Bill Chadney (1961 a 1975)e não teve filhos.

Nenhum comentário: