segunda-feira, 6 de abril de 2009

MADELEINE CARROLL





















Edith Madeleine Carroll nasceu em West Bromwich, Staffs, Inglaterra no dia 26 de fevereiro de 1906 e faleceu em Marbella, na Espanha, vítima de câncer no pâncreas, no dia 02 de outubro de 1987), foi uma atriz inglesa que atuou também em Hollywood.
Filha de um professor universitário que a impediu de estudar arte dramática, ela só começou a carreira em 1929 quando, depois de formada em Letras pela Universidade de Birmingham, foi para Londres procurar trabalho em uma companhia teatral, abandonando a carreira de professora de francês em um colégio do Condado de Sussex.
Após viajar com a peça The Lash, estreou no cinema, com o filme The Guns of Loos, em 1928, para a Stoll-Filme, após vencer um concurso com mais de 150 candidatas. Em 1931, casou-se com o Capitão Astley, da Guarda Real Britânica, amigo do Príncipe de Gales.
Foi emprestada para a Fox em 1934, para fazer The World Moves On (“A Marcha dos Séculos”), de John Ford, recebendo para isso um dos maiores salários já pagos em Hollywood. Voltando a Londres, atuou em The Loves of a Dictator (“O Ditador”), de Victor Saville.
Fez carreira na Inglaterra e nos Estados Unidos da América e foi dirigida por alguns dos mais famosos diretores do mundo como John Ford, Otto Preminger, Cecil B. de Mille, Henry King e Alfred Hitchcock com quem fez "Os 39 Degraus".
Trabalhou pela Cruz Vermelha na Segunda Guerra Mundial e foi agraciada com a Medalha da Liberdade nos Estados Unidos e com a Legião da Honra na França, por serviços prestados na Segunda Guerra Mundial.
Madeleine foi casada quatro vezes, numa delas com o ator Sterling Hayden e não teve filhos. Foi a primeira loira gelada de Alfred Hitchcock e era a atriz mais bem paga de sua época. Era chamada de "A rainha do cinema inglês"

Nenhum comentário: