domingo, 5 de abril de 2009

LUPE VELEZ
















Nascida María Guadalupe Vélez de Villalobos, em San Luis Potosí, México, no dia 18 de julho de 1908 e falecida em Beverly Hills, suicidou-se em 13 de dezembro de 1944, foi uma atriz mexicana que fez carreira nos Estados Unidos. Possui uma estrela na Calçada da Fama, número 6925, Hollywood Boulevard.
Emocionalmente generosa, passional e espirituosa, Vélez teve diversos casos públicos, incluindo Gary Cooper, antes de se casar com o ex-atleta e ator Johnny Weissmuller em 1933, e mais tarde, em 1938, com o ator mexicano Arturo de Córdova. O casamento com Weissmuller durou cinco anos. Em 1943, ela voltou para o México e estrelo uma adaptação do livro de Emile Zola "Nana" (1944), quem foi bem recebido pela crítica, e ela assim retornou a Hollywood.
Em meados dos anos 40, ela teve um caso com o jovem ator Harald Maresch e ficou grávida dele. Vélez, seguindo sua crença Católica, se negou a abortar e incapaz de encarar a vergonha de dar a luz a um filho ilegítimo, ela decidiu por fim a própria vida. Em sua nota de suicídio ela disse, "Para Harald, que Deus possa me perdoar e você também mas eu prefiro tirar minha vida e a do nosso filho do que expô-los à vergonha." Ela se deitou logo após tomar uma overdose de pílulas para dormir. De acordo com os jornais, seu corpo foi encontrado por sua secretária e companheira de 10 anos, Beulah Kinder.
O filme de Andy Warhol, "Lupe" (1965), é levemente baseado nesta noite fatídica. Há uma certa controvérsia sobre o verdadeiro motivo de seu suicídio, pois todos sabiam que ela tinha sinais de extrema emoção, mania e depressão. Foi falado inclusive, que ela sofria de transtorno bipolar.

Um comentário:

rocky disse...

Lupe Velez, ao ser abandonada por Gary Cooper, disparou toda a carga do revólver no ator, na estação, mas não o atingiu.
Sua morte não chegou a ser suicídio. A tentativa de suicidio correu em uma festa, onde misturou barbitúricos a champagne. A mistura provocou enjôo de estômago, Lupe foi ao banheiro, escorregou e bateu com a cabeça