sábado, 18 de abril de 2009

MAUREEN O´SULLIVAN
















Nascida Maureen Paula O'Sullivan na Irlanda, no dia 17 de maio de 1911 e falecida em Boyle, no dia 23 de junho de 1998, em Scottsdale, Arizona, foi uma atriz irlandesa, mãe da também famosa atriz Mia Farrow.
Iniciou sua carreira cinematográfica em 1929 com pequenos papéis, obtendo, em 1931, o papel feminino principal num filme de "Tarzan". Apaixonada pelo próprio trabalho, com inteligência e força de vontade seguia todas as sugestões dos vários cineastas e esta sua docilidade artística valeu-lhe o casamento com o diretor e produtor australiano John Farrow, em 1936 e de quem se divorciou em 1963, com quem teve sete filhos. Casou-se em 1983 com James Cushing até seu falecimento em 1998.
Por muito tempo Maureen fez o papel da Jane do "Tarzan" (Johnny Weissmuller). A Metro Goldwin Mayer jogou todo o seu poderio para reviver o personagem de Tarzan e fazer deste filme o melhor até então sobre o personagem de Edgar Rice Burroughs. Foi o primeiro filme falado de Tarzan, o diretor era dos melhores do estúdio e o elenco escolhido a dedo. "Tarzan, o Filho das selvas" (Tarzan the Apeman) de 1932 sob a direção de W. S. Van Dyke marca também a estréia de Johnny Weissmuller no cinema , aos 24 anos e já famoso como campeão de natação.
Maureen faleceu em 1998, vítima de complicações de uma cirurgia cardíaca e tem uma estrela na Calçada da Fama.

2 comentários:

Roderick Verden disse...

Muito bonita. Não tenho certeza, mas parece que foi Maureen O' Sullivan a atriz que interpretou Jane e tinha verdadeiro horror a macaco! Sete Filhos?! Sem comentários!

Nílson S, Rodrigues disse...

Pode até ter tido horror a macacos, mas não aos filhos. Maravilha, 7 filhos ! Próprio da
época, mas não das "estrelas de cinema". Deve ter tido explendoroso
sucesso. Mostrar as belas pernas que aqui vemos, em 1932 deve ter sido um Auê ! Bem que gostaria de estar lá.