terça-feira, 21 de abril de 2009

ONA MUNSON
















Nascida Ona Wolcott em Portland, Oregon, no dia 16 de junho de 1903 e falecida em Nova York, no dia 11 de fevereiro de 1955, Ona Munson é uma atriz americana que estreou na Vaudeville em 1922 trabalhando como cantora e dançarina. É mais lembrada hoje por sua performance no filme E o Vento Levou (1939) onde interpretou a prostituta Belle Watling.
Sua estréia no cinema ocorreu em 1928 e a partir dos anos 30 ela passou a atuar mais em dramas. Também trabalhou na Broadway e na rádio.
Seu primeiro papel foi na Warner em 1930, no filme "Going Wild". Ela também fez "Broadminded" (1931) e "Five Star Final" (1931). Ela se retirou brevemente do cinema para retornar somente em 1938.
Quando David O. Selznick procurava alguém para o papel de Belle em "E o vento levou", pensou primeiramente em Mae West, mas ela era grande demais para o papel. Tallulah Bankhead recusou o papel por o considerar pequeno demais. Munson era a antintese da voluptosa Belle: alta, esguia e elegante. Mas o teste de tela foi tão bom, principalmente por causa de sua voz, profunda e rascante.
Dois anos depois, ela interpretou um imenso papel, desta vez uma chinesa, no filme 'noir' "The Shanghai Gesture", papel escrito para Anna May Wong.
Munson foi casada três vezes, a primeira com o ator Edward Buzzell em 1927, depois com Stewart McDonald em 1941, e por fim com Eugene Berman em 1949.
Em 1955, com a saúde debilitada, ela cometou suicídio aos 51 anos de idade, tomando uma overdose de barbitúricos no seu apartamento em Nova York.
Uma nota foi encontrada perto de sua cama: "Este é a única maneira que eu conheço de ser livre novamente...Por favor, não me sigam."
Por sua contribuição a indústria cinematográfica, Ona Munson tem uma Estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

Nenhum comentário: