quinta-feira, 9 de abril de 2009

MARGARET LINDSAY





















Nascida Margaret Kies em Iowa, no dia 19 de Setembro de 1910 e falecida em 09 de maio de 1981, Margaret Lindsay foi uma atriz americana.
Enquanto contratada da Warner nos anos 30, seus filmes foram produtivos. Ela foi reconhecida por fazer papéis secundários em filmes nas décadas de 30 e 40, tais como "Jezebel" (1938) e "Scarlet Street" (1945), além de protagonista de filmes B. Os críticos aclamaram seu papel em "The House of the Seven Gables" (1940).
Depois de estuda no National Park Seminary de Washington, Lindsay convenceu seus pais a deixar ela entrar na Academia Americana de Artes Dramáticas de Nova York. Ela viajou para a Inglaterra então para estrear no teatro.
Sempre pensaram que Lindsay fosse inglesa devido ao seu convicente sotaque britânico, tanto que impressionou os estúdios da Universal e ela foi escalada para o filme de 1932 "The Old Dark House". Lindsay voltou para a América e chegou em Hollywood, apenas para descobrir que Gloria Stuart havia pego seu papel no filme.
Depois de papéis pequenos, ela acabou sendo chamada pela Fox para o filme "Cavalcade". Lindsay foi escolhida para o pequeno mas memorável papel de Edith Harris, uma noiva inglesa cuja viagem de lua de mel era a bordo to Titanic.
Seu papel neste filme a fez ganhar um contrato com a Warner Bros. onde ela se tornaria uma coadjuvante de respeito. Fez entre outros filmes, "Frisco Kid", "Devil Dogs of the Air", "G-Men" e "Lady Killer", todos com James Cagney.
Ela trabalhou ao lado de Bette Davis em quatro filmes: "Jezebel" (1938), "Fog Over Frisco", e em dois filmes de 1935, "Dangerous" e "Bordertown".
O escritor Jerome Lawrence, lembrou que Lindsay era fria, civilizada e com um incrível contraste dramático, era ideal para uma personagem que fosse alta, imperiosa e aristocrática.
Talvez o melhor filme de Lindsay tenha sido "The House of the Seven Gables" em 1940, ao lado de George Sanders e Vincent Price. Este aliás, dizia que "Margaret Lindsay era uma delícia de se trabalhar e uma excelente atriz." Segundo um artigo publicado em 2004 pela Classic Images sobre seus filmes, Lindsay disse que seu papel neste filme era o seu favorito.
Seus filmes de 1940 incluem a série "Crime Doctor" e "Ellery Queen" (1940-1942). Lindsay apareceu também em "The Spoilers" e "Scarlet Street". Ao mesmo tempo participou ocasionalmente de filmes na MGM, como "Cass Timberlane", a partir daí, sua carreira entrou em declínio.
Ela fez sua estréia na TV em 1950.
Lindsay fez quatro filmes entre 1950 e 1960. Seus último filme, lançado quando ela já tinha 53 anos, foi "Tammy and the Doctor" de 1963.
Lindsay morava com sua irmã Helen em Hollywood. Embora tenha se envolvido com os atores William Gargan e Edward Norris, ela nunca se casou, levando a especulações sobre sua sexualidade. Para ajudar havia o fato dela ter sempre a seu lado companheiros "gays" como Cesar Romero, Richard Deacon e Liberace. A companheira de longa data de Lindsay foi a atriz Mary McCarty.
O historiador gay David Ehrenstein afirmava que Lindsay teve um caso de amor com a atriz Janet Gaynor. Paul Gregory, o último marido de Gaynor negou que ela fosse bissexual quando foi intrevistado para um documentário de TV, "Janet Gaynor: A Star Was Born".
Lindsay faleceu aos 70 anos, vítima de enfisema em 1981 no Hospital Bom Samaritano de Los Angeles, ao lado de suas quatro irmãs e um irmão.

Nenhum comentário: