terça-feira, 21 de abril de 2009

PATRICIA NEAL
















Nascida Patsy Louise Neal no Kentucky, EUA, no dia 20 de Janeiro de 1926, Patricia Neal é uma atriz norte-americana que venceu o Oscar de melhor atriz em 1964 por seu trabalho em "O indomado".
Um de seus filmes mais famosos é "The Day the Earth Stood Still".
Durante as filmagens de "The Fountainhead" (1949), Neal teve um caso com seu colega casado, Gary Cooper, que ela já havia conhecido em 1947, ela com 21 e ele com 46. Em 1950, a esposa de Cooper, Veronica, descobriu a traição e mandou para Neal um telegrama exigindo que ela terminasse com ele. Neal ficou grávida de Cooper, mas ele a convenceu a fazer um aborto, algo que ela carregou com culpa por muitos anos de sa vida.
O casou acabou, mas não antes da filha de Cooper, Maria (Maria Cooper Janis), cupir em Neal em público. Anos depois da morte de Cooper, Maria e sua mãe Veronica se reconciliaram com Patricia Neal.
Neal conheceu o escritor britânico Roald Dahl num jantar em 1951. Eles se casaram em 1953. Em 1962, sofreram a perda de uma de suas filhas, aos 7 anos, vítima de sarampo. Seu filho Theo foi atropelado por um taxi aos quatro meses, quando andava no seu carrinho de bebê. No total o casamento produziu cinco filhos, além dos dois já citados.
Fumante inveterada, em 1965, Neal sofreu três aneurismas cerebrais quando ainda estava grávida e ficou em como por três semanas. Ela teve que reaprender a falar e a andar. Em agosto do mesmo ano, felizmente deu à luz a um bebê saudável.
O casamento de 30 anos de Neal e Dahl terminou em divórcio em 1983, depois da traição dele com uma amiga dela, Felicity Crosland.
Atualmente ela mora em Nova York. Geralmente aparece na apresentação dos prêmios Tony. Talvez porque ela seja a única ganhadora do primeiro prêmio ainda viva.
Em abril de 2009, ela recebeu o prêmio honorário da WorldFest Houston por conta da sua participação no filme "Flying By."

Nenhum comentário: