sábado, 18 de abril de 2009

MELINA MERCOURI
















Nascida Maria Amalia Mercouri em Atenas, Grécia, no dia 18 de Outubro de 1920 e falecida em Nova York, no dia 6 de Março de 1994, Melina Mercouri foi uma famosa atriz, cantora e ativista política grega. Era parte do Parlamento Helênico e, em 1981, tornou-se a primeira mulher a ser Ministra da Cultura na Grécia.
Seu avô, Spyros Merkouris, foi prefeito de Atenas por muitos anos. Seu pai era membro do Parlamento. Seu tio era George S. Mercouris, líder do Partido Socialista Nacional da Grécia e que se tornou presidente do Banco da Grécia durante a ocupação da Grécia pelo Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial.
Seu primeiro filme, "Stella" (1955), foi dirigido por Michael Cacoyannis. Foi ele que a levou para Cannes, onde o filme foi indicado a uma Palma de Ouro. Lá, Melina encontrou o homem de sua vida, o diretor Jules Dassin. Dassin e Mercouri viveram juntos pelo resto da vida, mas não tiveram filhos.
Melina tornou-se conhecida mundialmente quando estrelou em 1960, o filme "Never on Sunday", de Jules Dassin. Ela se aposentou do cinema em 1978.
Durante o período da ditadura militar na Grécia, Mercouri morou na França. Quando a democracia retornou ao país, ela primeiro se tornou membro do Parlamento; depois, a primeira mulher a ser Ministra da Cultura no país por dois mandatos consecutivos; depois trabalhou novamente no mesmo cargo em 1993 e 1994. Como Ministra da Cultura, lutou para retomar os famosos Mármores de Elgin, que foram retirados do Partenon grego.
Melina morreu em Nova York de câncer de pulmão. Seu corpo retornou para Atenas, onde teve funerais dignos de um Primeiro-Ministro.

5 comentários:

Roderick Verden disse...

Exuberante! Sempre tive uma forte atração pela Melina Mercouri.

Melina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Melina disse...

Alem de eu adorar ela, nos temos o mesmo nome e nacionalidade... Quer coisa melhor do que isso? rsrsrsrs...

Unknown disse...

gays são sempre fãs de mulhees fortes(poderooosas).
Fred Mercury ,adotou este nome artistico por causa dela.

Unknown disse...

Matéria boa. Bem talentosa, mas bela não