domingo, 19 de abril de 2009

MITZI GAYNOR




















Nascida Francesca Marlene de Czanyi von Gerber, em Chicago, Illinois, no dia 04 de Setembro de 1931, Mitzi Gaynor é uma atriz, cantora e dançarina americana.
Gaynor treinou como bailarina ainda criança e começou sua carreira como chorus girl. Ela cantava, atuava e dançava em números de filmes musicais.
Entre seus filmes mais notáveis está "There's No Business Like Show Business" (1954).
Ela também participoiu de "Les Girls" (1957) e "Anything Goes" (1956).
A fama internacional de Mitzi veio com o papel de Ensign Nellie Forbush no filme "South Pacific", um dos musicais de maior sucesso de todos os tempos, embora tenha sofrido duras críticas. Por sua atuação, ela foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz.
Mitzi trabalhou com grande estrelas, Ginger Rogers, Frank Sinatra, David Niven, Dan Dailey, Betty Grable e Oscar Levant. Um de seus últimos filmes foi "Surprise Package" (1960).
Seguindo sua carreira em filmes, Gaynor permaneceu muito popular. Ela frequentemente aparecia nas cerimônias do Oscar. Em 1967, cantou a música tema do filme "Georgy Girl". Entre os anos 60 e 70, Gaynor estrelou nove aclamados especiais para a TV e concorreu 16 vezes ao Emmy.
Gaynor também gravou dois discos, um chamado "Mitzi" e o segundo "Mitzi Gaynor Sings the Lyrics of Ira Gershwin". Dizem que ela ganhou mais com a gravação da trilha sonora de "South Pacific" do que seu salário no filme.
Por muitas décadas, Mitzi Gaynor foi atração em nightclubs de Las Vegas e concertos pelos EUA e Canada. Durante os anos 90, Gaynor se tornou influente colunista da revista The Hollywood Reporter.
Em 2006, Jack Bean, marido de Mitzi por 52 anos, faleceu de pneumonia, aos 84 anos. Bean guiou a carreira dela por longos anos.
Em 2008, Mitzi, ao lado de Kenny Ortega, Elizabeth Berkley e Shirley MacLaine foram escalados para o musical High School Musiscal.
Gaynor está trabalhando num show, "Razzle Dazzle: My Life Behind the Sequins", com o qual irá excursionar pelos EUA e Canada em 2009.
Em 2007, Mitzi Gaynor foi honrada pelo Museu da TV e Rádio de Los Angeles com uma noite especial celebrando suas passagens pela TV nos anos 60 e 70.

3 comentários:

mmm disse...

Eu também sou Mitzi e descobri uma atriz maravilhosa. Vou começar a ver seus filmes.
Muito bom.

mmm disse...

Muito bom. Vou começar ver seus filmes, adoro musicais e filmes antigos.
Bye, Bye.

mmm disse...

Voltei a ler sobre Mitzi Gaynor e estarei sempre interessada, pois adoro filmes americanos com danças e roupas lindas, eram perfeitos naquela época. Deveriam ser feitos hoje em dia também.
Bye, Bye.