segunda-feira, 20 de abril de 2009

OLGA BACLANOVA
















Nascida Olga Vladimirovna Baclanova em Moscou, na antiga URSS, no dia 19 de Agosto de 1900 e falecida em 06 de Setembro de 1974, Olga Baclanova foi uma atriz, que alcançou notoriedade na era do cinema mudo.
Baclanova era filha de Vladimir Baklanoff e sua esposa Alexandra. Baclanova estudou arte dramática no Instituto Cherniavsky antes de ser aceita no famoso Teatro de Moscou em 1912. Na década seguinte, fez vários filmes na Rússia e também peças, excursionando em vários países.
Durante uma performance no ano de 1925, em Nova York, ela decidiu seguira uma vida e uma carreira nos EUA. Uma loira escultural, Baclanova rapidamente se estabeleceu como atriz popular na América e alcançou notável sucesso com "The Docks of New York" (1928) e "The Man Who Laughs" do mesmo ano.
Com o advento do cinema falado, foi difícil para Baclanova se adaptar, as platéias não aceitavam seu forte sotaque russo. Ela não conseguiu mais fazer papéis principais e foi relegada a papéis secundários. Sua carreira estava em declínio quando lhe ofereceram o papel da cruel "Cleopatra", no filme de 1932 "Freaks", um filme de terror. O filme era bastante controverso e foi exibido brevemente antes de ser impedido de distribuição. Somente 30 anos depois, o filme se tornou o mais comentado e cult da época. A carreira de Baclanova em filmes acabou em 1943.
Olga foi casada três vezes, com Richard Davis, Vlademar Zoppi (22 a 29) e com quem teve um filho e com Nicholas Soussanin (29 a 39), com quem teve mais um filho.
Baclanova trabalhou exaustivamente nos palcos de Londres e em Nova York, por quase 10anos.
Depois do seu afastamento, ela se estabeleceu em Vevey, Suiça, onde faleceu aos 74 anos, depois de vários anos de saúde debilitada.

Um comentário:

vzyadoqmoe disse...

Wonderful blog, congrats.