terça-feira, 11 de novembro de 2008

ANNE BAXTER





















Anne Baxter nasceu em Michigan City, Indiana em 7 de Maio de 1923 e faleceu em 12 de dezembro de 1985 foi uma atriz norte-americana.
Neta do famoso arquiteto Frank Lloyd Wright, Anne Baxter passou a infância e adolescência em Nova Iorque, onde aos treze anos já trabalhava em teatro. Aos quinze anos foi submetida a um teste por Alfred Hitchcock e quase foi escolhida para trabalhar como a estrela de Rebecca, a mulher inesquecível, mas quem levou o papel foi Joan Fontaine.
Seu primeiro papel de verdade no cinema foi em "Punhos de ferro", de 1940, dirigida por Richard Thorpe. Seis anos depois veio a consagração, fazendo uma garota alcóolatra em O Fio da navalha, baseado no romance de Somerset Maugham, que lhe valeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
Sua segunda indicação ao Oscar foi como uma dissimulada atriz carreirista em "A Malvada", em 1950, mas perdeu o prêmio para Bette Davis, com quem contracenava no filme. Em toda a sua carreira de quase 40 filmes, foi justamente este filme que mais marcou sua passagem por Hollywood.
Como tantas outras atrizes, trabalhava regularmente no teatro e, em 1971, fez a versão de "A Malvada" para os palcos, na Broadway, que levou o título de Applause. Ela não era particularmente bonita e, a partir dos anos 60 começou a engordar com facilidade e a enfrentar enormes dificuldades para manter o peso adequado para uma atriz, mas era definida pelos diretores que trabalharam com ela com uma excelente atriz, muito discreta e sensível.
Casou-se três vezes: em 1946, com o ator John Hodiak; em 1960, com Randolph Galt, com quem foi morar em uma fazenda na Austrália e, em 1977, com o banqueiro David Klee, que a deixou viúva um ano depois do casamento.
Ela sofreu um desmaio em plena Quinta Avenida, em Nova Iorque quando se dirigia ao cabeleireiro, e foi levada para o hospital mais próximo, mas não resistiu a uma hemorragia cerebral, tinha então 62 anos.

4 comentários:

Roderick Verden disse...

Ela contracenou com Vincent Price na série "Batman". Ela era a Olga, Rainha dos Corsacos", namorada do "Cabeça de Ovo"(Price). Ela o dominava! Minha saudosa mãe dizia que minha avó materna, quando jovem, parecia com a Anne Baxter. Eu não acho.

Gene Eliza Tierney disse...

Ah é mesmo, tinha esquecido da série mais 'tosca' que já existiu na TV. Realmente o Vincent estava literalmente uma "cabeça de ovo" neste seriado. Boa lembrança meu querido!

Anônimo disse...

Somente uma citação importante: Ela atuou no inesquecivel "Os Dez Mandamentos", ao lado de feras como Charlton Heston, Yul Brinner, Vicent Price, John Dereck, etc.

Anônimo disse...

A forma emotiva com que contracenou em "All About Eve" ("A Mavalda") - em português - é bem parecida com a do filme "Os Dez Mandamentos".