terça-feira, 4 de novembro de 2008

ALICE FAYE















Alice Faye, nome artístico de Alice Jeane Leppert nasceu em New York, no dia 5 de Maio de 1915 e faleceu na Califórnia, no dia 9 de Maio de 1998, foi uma atriz e cantora americana. É mais lembrada pelos seus filmes musicais da 20th Century Fox nas décadas de 30 e 40 e mais tarde, pela parceria com o seu segundo marido, o ator Phil Harris em seu programa de rádio.
Filha de um oficial da polícia de descendência alemã e sua esposa de descendência irlandesa e americana, Charley e Alice Leppert, sua carreira realmente começou em vaudeville como corista de um grupo de meninas, (vale dizer que ela não passou na audição para o Ziegfeld Follies, por ser jovem demais para o papel) antes de ela se mudar para Broadway e conseguir um papel para a versão de 1931 do filme George White "Scandals". Nesse período, ela já adotou o seu nome artístico e conseguiu uma outra audição para um programa de rádio chamado Rudy Vallee's The Fleischmann Hour (1932 - 1934), onde ela poderia ter conhecido pela primeira vez o seu parceiro de programa e futuro marido Harris.
Alice conseguiu seu primeiro papel em 1934 e nele teve destaque, tornando-se um sucesso para o público, particularmente quando o grande proprietário da Fox, Darryl F. Zanuck, fez dela a sua favorita e protegida. De show girl a principiante, Faye de começo, selou uma figura materna, sendo escalada para fazer alguns filmes com a atriz-mirim Shirley Temple. Além disso, Faye ficou marcada por uma imagem de loura mais madura, apesar de seus 20 e poucos anos. A grande alavanca em sua carreira foi o filme "Alexander's Ragtime Band" de 1938, no qual a sua ascenção (seu personagem se trata de uma moça que de cantora de bares, entra para fama) é dramatizada por sua elegância. Escalada para musicais na maioria, Faye cantou muitas músicas que logo viraram grandes sucessos. Considerada mais como cantora do que atriz, Faye cravou o que dizem muitos criticos, a sua melhor atuação no filme "In Old Chicago" de 1937. Faye teve mais prestígio quando começou em filmes coloridos, atuando em musicais que foram marcos para a Fox, na década de 40. Ela usualmente interpretava cantoras que se envolviam em situações que iam de sérias a cômicas. Filmes como "Weekend in Havana" e "That Night in Rio" (ambos com Carmen Miranda), fez bom uso da forte voz de Faye, dos momentos cômicos e dos instintos em não levar a era dos romances.
A carreira de Faye continuou em 1944 quando ela foi contratada para fazer o filme "Fallen Angel". Realmente, esse filme não foi um grande sucesso (o que causou uma grande insatisfação a ela) e além de ter sido o seu último da Fox. Último por que Faye foi obviamente substituída por Betty Grable quando ela começou a ser a favorita dos musicais e por Linda Darnell em questão de conflitos em relação ao próprio filme. A carreira cinematográfica de Faye termina em 1945. Dezessete anos depois, Faye volta a atuar em frentes das câmeras no filme "State Fair" de 1962. Mesmo ela tendo recebido boas críticas, o filme não fez muito sucesso, então ela acabou fazendo somente pontas dalí por diante.
O primeiro marido de Faye foi o ator Tony Martin. Eles se casaram em 1937 e terminaram em 1940. Um ano depois, ela conhece e se casa com o ator Phil Harris. O casamento se tornou um episódio de um programa de sucesso da rádio apresentado pelo agente de Harris, Jack Benny.
O casal teve dois filhos chamados Alice (1942) e Phyllis (1944), e começaram a trabalhar juntos em programas de rádio, no período em que a carreira cinematográfica de Faye declinava. O primeiro foi um de variedades chamado The Fitch Bandwagon da NBC em 1946. Em 1948, o programa passou a ser chamado de The Phil Harris-Alice Faye Show com o intuito de incluir um ar familiar e de sitcom ao show. O show durou até 1954.
Faye e Harris continuaram a fazer projetos sozinhos e juntos o resto de suas vidas. Faye retornou a Broadway após quarenta e três anos em uma nova versão de Good News, contracenando com seu velho parceiro de filme da Fox, John Payne (o qual foi substituído por Gene Nelson). Anos depois, Faye se tornou voluntária da Pfizer, promovendo virtudes sobre o estilo de vida de idosos. O casamento de Faye e Harris, durou até a morte dele em 1995. Três anos após a morte de seu marido, Alice Faye morreu em Rancho Mirage na Califórnia aos 83, vítima de câncer.

2 comentários:

Gene Eliza Tierney disse...

Alice é uma das minhas atrizes favoritas, talvez porque tenha feito filmes com a Carmen Miranda. Não sei explicar mas gosto dela, embora ela tenha sido melhor cantora do que atriz.

Anônimo disse...

Uma querida !