terça-feira, 11 de novembro de 2008

AUDREY HEPBURN


























Nascida Audrey Kathleen Ruston na capital belga em 04 de maio de 1929 e falecida em 20 de janeiro de 1993, Audrey Hepburn foi um atriz, modelo e humanista belga radicada nos EUA. Filha única de Joseph Anthony Ruston (um banqueiro anglo-irlandês) e Ella van Heemstra (uma baronesa holandesa descendente de reis ingleses e franceses). Seu pai anexou o sobrenome Hepburn, e Audrey se tornou Audrey Hepburn-Ruston. Ela tinha dois meio-irmãos, Alexander e Ian Quarles van Ufford, do primeiro casamento da sua mãe com um nobre holandês.
Audrey foi considerada, a príncípio, uma garota "alta, ossuda, de pés excessivamente grandes para se tornar uma estrela". Mas Audrey, mesmo vivendo na época em que as baixinhas, de curvas generosas, pés miúdos e olhos claros imperavam, soube usar os seus "defeitos" como seus dons e conquistar o mundo com seu lindo rosto, sua elegância e seus profundos olhos castanhos. Segundo o estilista Givenchy, que era incumbido de vestí-la, Audrey era um ideal de elegância e uma inspiração para o trabalho dele.
Audrey sempre será lembrada pelo filme Bonequinha de luxo (Breakfast at Tiffany's, 1961) como Holly Golightly, uma prostituta de luxo que sonhava em se casar com um milionário, papel totalmente oposto ao com que ela foi premiada com o Oscar de 1954, em que vivia Ann, uma princesa que fugindo de seus deveres reais, se apaixona por um jornalista interpretado por Gregory Peck, em A princesa e o plebeu (Roman Holiday, 1953). O ator Gregory Peck, par romântico de Audrey no filme A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday, 1953), foi quem a apresentou ao ator Mel Ferrer, que, depois de participar de uma peça com Hepburn, pediu-a em casamento. A atriz contracenou no filme Guerra e Paz (War and Peace, 1956). Os dois fizeram um casal, em que Audrey interpretava uma aristrocrata russa, que se apaixona pelo princípe da Rússia André (Ferrer).
Hepburn casou-se duas vezes, primeiro com o ator americano Mel Ferrer, e logo depois com um psicólogo italiano Andrea Dotti. Ela teve um filho com cada um – Sean em 1960 com Ferrer, e Luca em 1970 com Dotti. O padrinho de seu filho mais velho é o autor britânico A.J. Cronin, quem residiu perto de Hepburn na Lucerna.
Depois de nascimento dos filhos, ela abandonou a carreira no cinema. Ao final de sua vida, nomeada embaixadora da UNICEF, trabalhou incansavelmente como voluntária para causas infantis. Hepburn falava francês, italiano, inglês, holandês e espanhol. Havia dúvidas se ela falava espanhol ou não, mas recém descobertas imagens da UNICEF mostram-na falando a língua fluentemente no México. No filme Bonequinha de Luxo, ela é mostrada tentando aprender português, e reclama do grande número de verbos irregulares. Ela diz: "A very complicated language, four thousand of irregular verbs", depois disso, tenta dizer "Eu acho que você está gostando do açougueiro"
Além de um rosto bonito, Audrey era uma mulher humilde, gentil e charmosa, que preferia cuidar dos outros a seu redor do que de si mesma. É considerada a eterna "bonequinha de luxo". Faleceu aos 63 anos, de câncer no útero.

8 comentários:

goooooood girl disse...

i like your blog......

Roderick Verden disse...

Bonequinha de Luxo pode sugerir uma mulher vazia, fútil, burra, o que Audrey Hepburn não era. Traços simples, mas bonitos; uma mulher bem dinâmica e intelegente!
I like your blog too.
Bad Man

Gene Eliza Tierney disse...

Na verdade o título "Bonequinha de luxo" foi inventado aqui no Brasil, porque o nome original do filme é "Breakfast at Tiffany´s"
o que seria como Almoço no Tiffany´s...talvez pensaram em luxo porque a Tiffany´s é uma maison muito chique, não sei...mas temos que nos acostumar a estes títulos exdrúlos!! afffffffff

Gene Eliza Tierney disse...

Obrigada por vocês gostarem do meu blog, fico muito feliz!

rockt disse...

Audry chegou a entrar no convento, para se tornar freira. Por causa da guerra, a família se transferiu aos US, mas Audrey continuou sempre a segur a sua religião, coisa rara desde então.
Também adoro seu blog.

Anônimo disse...

A mais charmosa e elegante de todas as atrizes !!!

Rogerio Pires disse...

era uma gata siamesa em forma humana.

Unknown disse...

Tudo perfeito ..as fotos os cometários... Quero parabenizar o feito em todos os sentidos.