quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ANN BLYTH









Nascida Ann Marie Blyth em Mount Kisco, Nova Iorque, no dia 16 de Agosto de 1928, Ann Blyth é atriz e cantora americana, ganhadora do Oscar, freqüentemente no elenco de musicais de Hollywood, mas também próspera em papéis dramáticos.
Blyth nasceu de ascendência irlandesa, seus pais Harry e Nan Blyth se divorciaram enquanto ela era, a mãe e a irmã se mudaram para Nova Iorque onde as meninas freqüentaram escolas católicas. Com uma certa idade, Ann freqüentou o Manhattan's Professional Children's School, e já era artista de rádio, particularmente em dramas.
Enquanto viajava com uma peça teatral em Los Angeles, foi logo notada pelo diretor Henry Koster da Universal Studios, que lhe deu um determinado teste de cinema. Assinando como Ann (sem o " e ") Blyth, era bonita e fotogênica, demostrou talento em seu debute no filme "Chip Off the Old Block" (1944).
Em seguida fez "The Merry Monahans" (1944). Não era o bastante até a Warner Bros a emprestar para fazer a egoista filha de Joan Crawford, no clássico "Mildred Pierce" (1945), foi aí que ela realmente estourou e montou sua carreira dramática.
Embora tenha perdido o Oscar de Melhor Atriz do ano para outra Anne (Anne Revere), ela foi emprestada novamente para Warner Bros. em "Danger Signal" (1945). Durante as filmagens, sofreu um acidente fraturando sua coluna, com um carro que estava transportando trenó enquanto enquanto tirava férias e teve que ser substituída no papel. Depois de uma recuperação longa (dentro de um ano e meio em com uma cinta) Universal Movie a usou em "Brute Force"(1947).
O seu primeiro papel estrelando foi em "Sonny Tufts in Swell Guy" (1946). As tentativas dela com comédia eram moderadas, "Mr. Peabody and the Mermaid" (1948) e "Once More, My Darling" (1949).
Como uma estrela nos anos de 1950, Ann facilmente passava por musicais brilhantes, comédias, e quase todos melodramas, tais como em "Our Very Own" (1950) ou "Thunder on the Hill" (1951), ou "The Great Caruso" (1951) e "Katie Did It" (1951).
Blyth se casou com Dr. James McNulty, irmão do cantor Dennis Day, em 1953 e tiveram cinco filhos, viveram muito felizes até a morte dele em 2007.
Em 1951, Howard Hughes lhe deu um Cadillac e uma piscina, todos comentavam na época sobre seu affair com ele.
Blyth causou susto por derrubar o microfone na entrega do Oscar 1954, derramou lágrimas quando ela cantou "Secret Love" do filme "Calamity Jane" (1953) enquanto estava grávida sete meses.

Nenhum comentário: