quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ANN RUTHERFORD










Nascida Therese Ann Rutherford em Vancouver, Canadá, no dia 2 de novembro de 1920, Ann Rutherford é uma atriz de cinema, rádio, e televisão.
Ann iniciou sua carreira bem jovem, trabalhando em rádios locais de Los Angeles, nos Estados Unidos. Seu pai era John Rutherford, um cantor de ópera; sua mãe era Lillian Mansfield, atriz. Seu primeiro papel no cinema foi em Waterfront Lady, de 1935. Em 1936, assinou um longo contrato com a MGM (Metro Goldwin Mayer), e somente desde a sua estréia no cinema até o fim de 1937 ela já tinha aparecido em dezoito filmes.
O público se recorda dela como a encantadora Polly Benedict, da popular série Hardy Family, da MGM, nas décadas de 30 e 40. Sua personagem era a namorada do protagonista, Andy Hardy, interpretado por Mickey Rooney.
Depois de ter trabalhado por muitos anos e ter aparecido em mais de 50 filmes, Rutherford deixou as telonas em 1950, mas retornou aos estúdios em 1972 para fazer They Only Kill Their Masters. Ela também aparecera em vários programas do início da TV, entre os quais, Studio One e Playhouse 90.
Rutherford foi casada duas vezes. Em 1942, casou-se com David May, e tiveram uma menina, Gloria May, em 1943. Em 1953, com o fim do primeiro casamento, ela se casou com William Dozier, produtor de Batman, a série da TV. Dozier morreu em 1991.
Ann se popularizou também em westerns e dramas. Contudo, a atriz é mais conhecida por ter interpretado Carren O'Hara, no filme Gone with the Wind (... E o Vento Levou), de 1939, onde sua personagem era a irmã mais nova da heroína sulista vivida pela atriz inglesa Vivien Leigh (Scarlett O'Hara).
Em 1997, ela ensaiou uma volta ao cinema para fazer o papel de Kate Winslet (a Rose Calvert, no filme) mais velha no filme Titanic, mas desistiu e o papel acabou indo para outra estrela do cinema antigo, Gloria Stuart. Atualmente, Ann Rutherford participa de alguns eventos, principalmente aqueles ligados ao famoso filme dirigido por Victor Fleming (E o Vento Levou) e é uma senhora muito simpática.
Em 2005, Rutherford comemorou seu 85º aniversário cercada de muitos parentes e amigos em Beverly Hills, California. Nem Evelyn Keyes (que tinha Doença de Alzheimer), nem Olivia de Havilland, que contracenaram com a atriz em ... E o Vento Levou, puderam comparecer.
Possui duas estrelas na Calçada da Fama de Hollywood. Sua estrela de cinema está em 6834 Hollywood Blvd. Sua outra estrela é pelo trabalho na televisão e localiza-se em 6331 Hollywood Blvd.

2 comentários:

Roderick Verden disse...

Já ao bater o olho na primeira foto, pensei: "Que simpatia"! Excelente esta trinca de Anas. Ana é o nome de minha mãe. Sem querer ser piegas, quando vejo tantas atrizes vivas, octagenárias, me vem à cabeça: por que minha mãe, que faleceu aos 67 anos, não viveu mais? Sorry

Gene Eliza Tierney disse...

É mesmo uma pena meu querido amigo, sinto muito por sua mãe, mas sabe chegar aos 80 anos nesta carreira não é para qualquer um, Ann é a exceção!!