quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ANN MILLER













Nascida Johnnie Lucille Ann Collier em Houston, Texas e falecida em Los Angeles no dia 22 de Janeiro de 2004, Ann Miller foi uma atriz e dançarina americana.
Virou estrela dos musicais nos anos 40 e sapateava divinamente.Dizem que eram 500 sapeteadas por minuto!!
Ann Miller trabalhou em cerca de 40 filmes em seus mais de 60 anos de carreira na indústria cinematográfica, na qual se destacou por seus papéis em "Dá-me um Beijo" ("Kiss me Kate", 1953) e "Desfile de Páscoa" ("Easter Parade", 1948).
Miller nos últimos anos travou uma dura batalha contra um câncer de pulmão e acabou falecendo aos 80 anos logo após ser internada no Hospital Cedars-Sinai.
Ann era muito sociável e que estava muito ativa até os últimos dias de vida.
A atriz, que teve raquitismo na infância e precisou de aulas de dança para endurecer as pernas, começou a atuar cedo, aos 11 anos, mas foi aos 13, graças a sua personalidade e seus dotes como bailarina, que conseguiu um contrato com os famosos estúdios R.K.O. Para isso, ela se fez passar por uma jovem de 18.
Ela estreou na telona com "New Faces of 1937" e, desde então, seu rosto começou a ser visto em vários musicais e comédias. Foi nos estúdios Metro Golden Meyer, porém, que ela alcançou a fama, em especial com os filmes "Um Dia em Nova York" ("On the Town"), "Watch the Birdie", "A Sereia e o Sabido" ("Texas Carnival"), "Lovely to Look At", "Garota do Interior" ("Small Town Girl"), "Do Mundo Nada se Leva' ('You Can't take it With You") e "O Belo Sexo" ("Opposite Sex").
Na década de 50, sua carreira entrou em declínio, acompanhando a crise do gênero musical.
Em "Cidade dos Sonhos" ("Mulholland Drive"), o aclamado filme de David Lynch de 2001, Miller voltou aos cinemas com um papel menor.
Trabalhou na Broadway nos anos 60, 70 e 80 e tem uma estrela na Calçada da Fama.
Embora ela não seja minha dançarina predileta, ainda prefiro Eleanor Powell e Rita Hayworth, Ann Miller tinha um talento inquestionável e uma energia eterna. Pena que ela já foi pro Olimpo...ainda bem que existem os filmes onde tudo fica registrado eternamente.

4 comentários:

Roderick Verden disse...

Linda é a palavra! Muito sensual, também! Prolfaças, Gene!

Gene Eliza Tierney disse...

O que é Prolfaças meu caro Roderick??? rsrsrsrs
Obrigada pelo comentário!

Roderick Verden disse...

Rá, rá... Estava demorando alguém a perguntar. Prolfaças é parabéns. Ann Miller foi um dos seus melhores posts. Pretendo colocá-la no "Beldades do Cinema e TV". One more time, prolfaças! hehe

Gene Eliza Tierney disse...

Tá vendo como você é cultura meu amigo?? Estou aprendendo tantas coisas que eu não sabia...
Que bom você ter gostado, estou postando primeiro aquelas estrelas digamos assim do grande time, depois colocarei as do time reserva, mas não menos lindas nem interessantes...hahaha
You are the best!!