segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ANITA EKBERG






















Nascida Kerstin Anita Marianne Ekberg, em Malmo, Suécia, no dia 29 de Setembro de 1931, Anita Ekberg é atriz e modelo.
A curvilínea partiu para Hollywood, logo depois de ter vencido o concurso de miss Suécia em 1951, onde estreou na comédia Abbott e Costello no Planeta Marte (1953). Atuou em seguida em Artistas e Modelos (1955) e Ou Vai ou Racha (1956), em ambos contracenando com a dupla Dean Martin & Jerry Lewis. Teve um papel importante na versão de Casablanca para a TV, em 1955. Protagonizou o thriller noir A Loucura de Mimi (1958), dirigido por Gerd Oswald, e partiu para a Itália, onde ganhou um papel memorável na obra-prima de Federico Fellini, A Doce Vida (1960). Permaneceu na Europa, atuando em dezenas de produções dos mais variados gêneros. Já começava a perder as formas graciosas quando apareceu em Malenka (1969), primeiro filme de horror dirigido pelo espanhol Amando de Ossorio. Quando fez Casa d'Appuntamento de1973 e A Freira Assassina (1978), ostentava uma rotunda corpulência. Voltou a trabalhar sob a direção de Fellini em Entrevista (1987).
Costumava dizer que o filme "A doce vida" foi o que foi graças a ela!! Nada modesta hein?? "Fui em que fiz Fellini e não o contrário"...
Ekberg foi casada com o ator britânico Anthony Steel de 1956 a 1959. De 1963 a 1975 ela foi casada com o ator Rik Van Nutter; durante seu casamento, ela teve vários abortos espontâneos, mas sem sucesso gestacional. Certa vez disse que gostaria de ter tido filhos, embora em outras ocasiões ela dissesse justamente o contrário...Mulher contraditória esta Anita não?
Namorou, entre outros, Tyrone Power, Marcello Mastroianni, Errol Flynn, Yul Brynner, Frank Sinatra e Gary Cooper, além do caso de 3 anos com o ex-presidente Gianni Agnelli. Ela declarou em uma entrevista de 2005 que não volta mais para a Suécia até quando ela morrer, pois será enterrada lá.

7 comentários:

Roderick Verden disse...

A modéstia passou longe dela, não é, Gene? Mas, Anita é um mulherão, dona de uma beleza selvagem! Não sabia que ela havia namorado tantas celebridades, entre elas os "gays"(ou "bissexuais") Tyrone Power e Errol Flynn. Incrível como certos homossexuais de Hollywood gostavam de mulher! Ótimo texto, Gene!

Gene Eliza Tierney disse...

Obrigada, obrigada e mil vezes obrigada.
Eu não acredito que o Errol seja bissexual, já o Tyrone...mas engraçado ele foi casado com uma mulher belíssima Linda Christian e depois com mais outras duas e teve filhos, ah eu realmente não sei, é fácil falar de alguém que não pode mais se defender...falando em Linda...vou postar sobre ela no seu blog!

rocky disse...

Anita, maravilhosa, hoje com mais de cem kilos, vive em uma granja nos arredores de Roma.
Quem não se lembra de "Back from Eternity"?, com os extintos índios jívaros, caçadores de cabeças, um filme cheio de emoções para os pirralhos da época.
Flynn não era gay, mas Tyrone, muito se fala, mas nada se sabe.

Carolus Von Chile disse...

Maravillosa bomba sueca... con ese cabello rubio que le caía como una cascada. Bellísima la EKBERG. Felizmente Fellini la catapultó como estrella máxima en sus films intelectuales.

djalson disse...

Anita ficou famosa nos Estados Unidos após uma turnê feita com o comediante Bob Hope, em que substituiu Marilyn Monroe, doente, transmitida nacionalmente pela televisão. Na metade da década, ela começou a trabalhar para outros estúdos e foi contratada pela Paramount Pictures para trabalhar com Jerry Lewis e Dean Martin em Artistas e Modelos (1955) e Ou Vai Ou Racha que lhe deram grande projeção popular. quero lembrar do filme "a doce vida de Fellini" perguntaram a ele e quem será a atriz? ele disse: ainda perguntais será a minha eterna musa Anita! Sou Djalson Albuquerque Fã de Cinema e dos grandes classicos e atrizes do cinema americano sou colecionador dos grandes classicos já tenho um grande acervo!seu blog é maravilhoso nos faz sonhar com essas lindas e talentosas atrizes!

djalson disse...

Eu ví na cabo recentemente uma entrevista com Anita Ekberg um documentario sobre a vida dela!
Ela está gorda velha e féia, mas isso não importa o que importa é a sua trajetoria no cinema...velhos e féios todos nós iremos ficar!
seria bom se existisse a fonte da juventude infelizmente não!
A grande Greta Garbo disse,ao Chaplin:eu daria milhões para não ficar velha...mas quando esse dia chegar me trancarem na minha mansão e me fecharem para o mundo!
e assim ela fez...e o seu mordômo fez o seu enterro e ninguém teve acesso ao seu corpo!não queria mostra que estava velha e suas ordens foram seguidas...e deixou para seu mordômo grande parte da sua fortuna em testamento! curiosidade do cinema.

Irish Feniano disse...

Gorgeous..!!