quinta-feira, 13 de novembro de 2008

AMANDA BLAKE














Nascida Beverly Louise Neill em Buffalo, Nova York, no dia 20 de fevereiro de 1929, e falecida em 16 de Agosto de 1989, Amanda Blake foi uma atriz americana, mais conhecida por seu papel de "Miss Kitty" no seriado "Gunsmoke". Começou como telefonista e foi chamada de "A nova Greer Garson".
Por 19 anos ela representou o papel de dona do salão Long Branch, em outras palavras, uma casa da luz vermelha, com muito whisky e acomodações simples para os que lá adentravam.
Em 1968, Blake entrou para o time dos grandes intérpretes de faroestes no National Cowboy & Western Heritage Museum de Oklahoma City. Isso seis anos antes do lendário John Wayne. Ela foi a terceira estrela a fazer parte do museu, depois de Tom Mix e Gary Cooper. Depois que "Gunsmoke" acabou, Amanda Blake entrou numa semi-aposentadoria, participando de poucos filmes. Amante dos animais, ela se juntou ao Arizona Animal Welfare League em 1971, conhecido como o mais antigo e maior abrigo anti-matança de animais do Arizona. In 1980, Blake foi diagnósticada com câncer de boca. In 1985, participando mais ativamente da defesa dos animais, viajou para a África.
Blake morreu em 16 de agosto de 1989 de câncer, embora muitos afirmem que tenha sido uma das primeiras vítimas da AIDS. O fato é que seu marido Mark Spaeth, faleceu poucos tempo antes dela, da mesma doença.

2 comentários:

Roderick Verden disse...

É, suposta vítima da Aids. A foto que mais gostei foi a que Amanda toma banho na banheira verde.
Kiss kiss bang bang

Unknown disse...

Uma pena q faleceu de circunstâncias tão tristes. Maldita doença que vitimou milhares de pessoas. Nos anos 80 era terrivelmente fatal e ainda não existiam remédios capazes de combatê-la. Quem era tocado pela aids, praticamente assinava a própria sentença de morte. Muito triste. Grande atriz, linda e talentosa, não mereceu ter um fim assim tão trágico.
Que Deus a tenha em seus braços. Um beijo aqui da terra Amanda............