quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

HEDY LAMARR


























Hedy Lamarr, nome artístico de Hedwig Eva Maria Kiesler, nasceu em Viena, no dia 9 de Novembro de 1913 e faleceu em Altamonte Springs, no dia 19 de Janeiro de 2000, foi uma atriz norte-americana nascida na Áustria.
Uma das mais belas atrizes da história do Cinema, na Europa ficou famosa ao aparecer nua num filme de 1933. Em Hollywood, seu papel mais famoso foi o de Dalila, no filme Sansão e Dalila. Foi inspiração para Walt Disney desenhar a Branca de Neve, "a mais bela", seu primeiro desenho animado de longa metragem (1937).
Durante a II Guerra, curiosamente ela inventou um sistema de comunicação para as Forças Armadas Americanas na Segunda Guerra Mundial que serviu de base para o que hoje é a telefonia celular. Só se conseguiu construir um sistema desse tipo e que funcionasse a partir de 1958. Lamarr registrou a patente, fato que só foi divulgado para o público em 1981, devido as implicações militares. Casou-se seis vêzes e teve três filhos.
Já famosa, após aparecer nua no filme "Ecstasy" (1933), Hedy Lamarr inventou o sistema que serviu de base para os celulares. Durante quatro anos (1933/1937), ela foi casada com o austríaco Fritz Mandl, um rico fabricante de armas. Acompanhou o marido em diversos jantares com a ascendente elite nazista. Certo dia, insatisfeita com o casamento, Hedy drogou a empregada que a vigiava, pulou a janela e fugiu para a Inglaterra. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela criou um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radazes nazistas e o patenteou em 1940, usando o seu verdadeiro nome, Hedwig Eva Maria Kiesler.
A idéia surgiu ao lado do campositor George Antheil em frente a um piano. Eles brincavam de dueto, ela repetindo em outra escala as notas que ele tocava. Ou seja, duas pessoas podem conversar entre si mudando frequentemente o canal de comunicação. Basta que façam isso simultaneamente. Ofereceu a novidade ao Departamento de Guerra norte-americano, que o recusou. Anos mais tarde, quando a patente expirou, a empresa Sylvania adaptou a invenção. Hoje, o equipamento acelera as comunicações de satélite ao redor do mundo e foi usado para criar a telefonia celular.
Na verdade, Lamarr encontrou as portas do cinema americano abertas menos para seu talento dramático que para sua aparência. Qualquer mulher pode parecer glamourosa no cinema. Basta ficar quieta e fazer cara de burra, ironizava. No auge da carreira, na década de 40, ela havia estrelado 25 filmes. Casou-se cinco vezes e teve três filhos, um dos casamentos foi com o magnata do petróleo W. Howard Lee, que depois foi marido de Gene Tierney. Por ocasião do divórcio, ele queixou-se amargamente da artista, que gastava loucamente, quase me levando à ruína material e moral.

9 comentários:

Roderick Verden disse...

Repito o q disse em outras vezes, uma das mulheres mais lindas do mundo, até mais que você, Gene(hehe).

Unknown disse...

A criatura mais linda que já vi nesse Planeta. Olhos, rosto, boca e corpo. E intelingetíssima, a mais de todas. Linda e inteligente e ótima atriz, apesar que a beleza era tanta que ultrapassava até o seu talento, ofuscava melhor dizendo, mas tinha talento de sobra.

rocky disse...

É... nunca houve no mundo mulher mais linda. Na sua biografia, Hedy disse que a sua beleza foi uma maldição, por te-la afastado da sua verdadeira vocação, a física.
Vejo e revejo "Sansão e Dalila". Ignorar tal filme é tão grave quanto levá-lo a sério.

João disse...

Sem exageros, Hedy Lamarr e Ava Gardner, foram as duas mulheres mais belas do cinema. Fisicamente perfeitas porém, completamente infelizes...

Anônimo disse...

bleHedy Lamar eu concordo. Para a época, vale dizer que, foi absolutamente sexy, fazendo os homens sonharem com mulheres que nunca teriam por serem simples mortais, quero dizer, não eram da roda do cinema e da música. A "Dalila" Hedy Lammar ficou em meu pensamento para sempre. É claro que Victor Mature o "Sansão" ficou um pouco ofuscado.

Anônimo disse...

Acho Hedy Lamar linda, assim como Rita no filme Gilda , Gene Tierney,Vivian (E O Vento Levou), Kim Novak, Elizabeth Taylor e várias e é claro que Tyrone Power para atuar com elas.

Anônimo disse...

Quem assistiu o filme Gilda com Rita Hayworth verá que ela é tão bonita quanto Hedy Lamar, porém mais sexy, existe um comentário ¨Nunca houve ninguém como Gilda"

Anônimo disse...

sem palavra quando vi pela primeira vez no cinema fiquei louco ate hoje nunca vi uma mulher mais linda e sexy que ela seus olhos sua boca rosto tudo me eloqueceu não vai aparecer outra porque ela sempre sera eterna

Fernão disse...

Não bastasse sua estonteante beleza, inteligentíssima em criar sistema inédito de comunicação para os americanos na Segunda Guerra Mundial. Reinando numa época em que outras atrizes lindíssimas existiam, deve ocupar o trono de Deusa das Deusas com todo o mérito.