segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

GLORIA STUART





















Gloria Frances Stuart nasceu em Santa Mônica, Califórnia no dia 04 de julho de 1910, é uma atriz de cinema, teatro e televisão americana.
Depois de atuar em grupos de teatro universitários e outras produções amadoras, assinou um contrato com os estúdios da Universal em 1932. Devido a sua boa atuação, interpretou grande quantidade de papéis e foi uma das atrizes do diretor de cinema James Whale, aparecendo em filmes como The Old Dark House de 1932, e The Invisible Man de 1933, com Claude Rains.
Pouco depois, mudou de companhia e assinou contrato com a 20th Century Fox. No final da década de 1930, havia protagonizado mais de 40 títulos, sem obter fama significativa. Alguns de seus companheiros de trabalho nessa década foram atores como Lionel Barrymore, Kay Francis, Claude Rains, Raymond Massey, Paul Lukas, John Boles, John Beal e Shirley Temple. Na década de 1940 fez ainda alguns filmes, mas mudou o rumo de sua carreira para a pintura. Como pintora, seu trabalho foi exibido em locais ao largo dos Estados Unidos e da Europa.
Depois de 30 anos sem trabalhar como atriz, voltou a interpretar em um filme para televisão, em 1975, The Legend of Lizzie Borden e, continuando como atriz nos anos seguintes. Quarenta anos depois de seu primeiro trabalho como atriz, participou do filme My Favorite Year (1982). Nessa época, superou um câncer de mama.
Sem dúvida, em 1997 fez mais sucesso do que nunca, ao interpretar a idosa de 101 anos Rose DeWitt Bukater, no filme Titanic. Por este papel, foi indicada ao prêmio Oscar, aos 86 anos, sendo a pessoa mais idosa indicada a esses prêmios. A partir deste momento, Stuart tem trabalhado quase constantemente, sempre que sua saúde lhe permite. Apareceu nos filmes The Million Dollar Hotel (2000) e, de Wim Wenders, Land of plenty (2004).
Foi casada duas vezes e teve uma filha. Atualmente mora na California.

Nenhum comentário: