quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

FRANCE NUYEN
































France Nuyen (France Nguyen Vannga) nasceu no dia 31 de Julho de 1939, em Marseille, Bouches-du-Rhône, Provence-Alpes-Côte d'Azur, França. Sua mãe era francesa e seu pai vietnamita. O Francês é sua primeira língua e ela não fala línguas orientais. Durante a Segunda Guerra Mundial, sua mãe e seu padrasto foram perseguidos pelos nazistas por serem ciganos. Nuyen foi criada em Marseille por uma prima, a quem descreve como "uma orquídea, a única pessoa que realmente se importou comigo".
Trabalhando em 1955, foi descoberta na praia, por um fotógrafo da revista Life, Philippe Halsman. Ela se tornou uma atriz de palco, TV e cinema. Ela continua a fazer filmes e recentemente apareceu em "The American Standards"(2007).
De 1963 a 1966, Nuyen foi casada com Dr. Thomas Gaspar Morell, um psiquiatra, com quem teve uma filha chamada Fleur. Ela encontrou seu segundo marido, Robert Culp, quando apareceu no programa de TV dele "I Spy", se casaram em 1967 mas se divorciaram em 1970.
Em 1986, Nuyen ganhou o grau de mestra em Psicologia Clínica e começou uma carreira paralela de conselheira psicológica para mulheres e crianças que sofreram abusos, e mulheres na prisão. Ela recebeu o prêmio de "Mulher do Ano" em 1989 por seu trabalho.

Nenhum comentário: