domingo, 22 de fevereiro de 2009

GIA SCALA


























Gia Scala, nascida Giovanna Scoglio em Liverpool, Inglaterra no dia 03 de Março de 1934 e falecida em 30 de Abril de 1972, foi uma atriz anglo=americana descendente ítalo-irlandeses.
Criada numa aristocrática família siciliana, viveu em Roma e se mudou pro EUA aos 14 anos onde estudava e trabalhava em Nova York. Gia se formou na Faculdade de Bayside no Queens. Por algum tempo ficou indecisa sobre que carreira seguir. Trabalhou numa companhia de seguros e empresas aéreas.
Ela estudava interpretação à noite e fazia algumas aparições em shows de rádios e programas de TV. No final de 1954 fez um teste para o papel de Maria Madalena num filme chamado "The Gallileans". Ela não conseguiu o papel mas assinou contratos com a Universal e Columbia. Usando o nome de Gia Scala, ela estreou nas telas em 1955, no filme "All That Heaven Allows". Contudo, alguns problemas pessoas a perseguiam. Em 1958 ela tentou o suicídio, emobora os críticos gostassem de suas atuações.
A bela, alta, morena de olhos verdes recebeu amplo reconhecimento por sua interpretação de "Anna" em 1961, no filme "Os canhões de Navarone". Sua carreira promissora e de sucesso começou a deteriorar devido ao excessivo consumo de álcool. Seu único casamento com Donald Burnett terminou em divórcio e ela não teve filhos.
Scala fez diversas aparições em shows de TV durante os anos 60.
Tendo nacionalidade inglesa, ela se mudou para trabalhar na Inglaterra mas lá os problemas só aumentaram. Gia sofria de graves problemas emocionais, agravados pelo álcool, ela novamente tentou o suicídio antes de retornar à Hollywood.
Na noite do dia 30 de Abril de 1972, alguns amigos a encontraram morta em sua casa, vítima de uma overdose de remédios e álcool, aos 38 anos de idade.

5 comentários:

luiz disse...

que pena! tao linda e jovem!

Anônimo disse...

Belíssima mulher. Lamentável.

Unknown disse...

exigiu demais dela mesma linda , inteligente, talentosa, poderia fazer o que quisesse, e ser o que quisesse, uma pena.

Unknown disse...

A perfidia do destino 😑

Unknown disse...

Uma das mulheres mais lindas⁶