domingo, 22 de fevereiro de 2009

GERALDINE FITZGERALD























Geraldine Fitzgerald nasceu em Dublin, Irlanda, no dia 24 de novembro de 1913 e faleceu em 17 de julho de 2005, em Nova, EUA, vítima de mal de Alzheimer.
Foi indicada para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por sua atuação no clás-sico "O Morro dos Ventos Uivantes", ao lado de Laurence Olivier, mas sua carreira no cinema foi prejudicada por constan-tes batalhas com os chefes dos estúdios. O teatro proporcionar-lhe-ia um notável renascimento.
Após uma estréia no teatro em Dublin, sua cidade natal, quando ainda era adolescente,
Geraldine Fitzgerald viria a conhecer um jovem chamado Orson Welles, que lhe proporcionaria em 1938 a estréia nos palcos norte-americanos através da sua Mercury Theatre, com a peça "Heartbreak House".
Impressionado com sua atuação, o produtor Hal Wallis assegurou-lhe em 1939 um con-trato de sete anos com os estúdios da Warner Bros. O seu filme norte-americano de estréia foi "Vitória Amarga".
Uma pessoa de caráter forte, ao longo dos anos 40, experimentou várias batalhas
com o chefe do estúdio, Jack Warner, por causa dos papéis que lhe eram atribuídos, que motivaram longos períodos de suspensão. Uma possível consequência dessa rebelião poderá ser o fato de nunca ter alcançado o estrelato para a qual os seus dois primeiros filmes pareciam apontar, como sucedeu com a sua compatriota Maureen O'Hara.

Um comentário:

Anônimo disse...

MARAVILHOSA !
Uma pena não ter podido mostrar mais o seu talento no cinema.
Inesquecível como a Isabella de " O morro dos ventos uivantes ". Rouba todas as cenas em que aparece.