terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

EVA MARIE SAINT

























Eva Marie Saint nasceu em Newark, no dia 4 de Julho de 1924, é uma atriz americana, vencedora do Oscar de atriz coadjuvante no ano de 1954 por seu trabalho no filme "On the Waterfront" (Sindicato de Ladrões), no qual contraceu com Marlon Brando, este aliás, foi seu filme de estréia.
Durante muito tempo, foi comum vê-la interpretando o estereótipo da loira carismá-
tica e graciosa, muitas vezes em papéis importantes, da década de 50 em diante. Hoje, embora com mais de 80 anos, continua a atuar ativamente, com seu mais recente trabalho sendo a participação como Martha Kent em "Superman Returns".
Estudou atuação na Bowling Green State University e lá se tornou membra da frater-nidade Delta Gamma.
Realizou uma série de trabalhos tanto no rádio como na televisão, até ganhar o Drama Critics Awards por seu trabalho na peça de teatro "A Trip to Bountiful", de 1953.
Durante a década de 70, Saint, insatisfeita com os papéis que estavam sendo propostos à ela, voltou na trabalhar na televisão. Na década sequinte, voltaria ao teatro. Já participou de uma quantidade considerável de filmes para TV, e, em 1990, ganhou um dos Prêmios Emmy por sua interpretação na minissérie televisiva People Like Us.
Curiosamente, Saint possui duas estrelas na Calçada da Fama de Hollywood, uma por suas contribuições ao cinema - localizada na 6624 Hollywood Blvd. - e outra por suas contribuições à televisão - 6730
Está casada com o mesmo marido desde de 1951 e tem dois filhos.

2 comentários:

Unknown disse...

O biógrafo esqueceu de colocar que ela fez o papel da "mãe" do ùltimo Superman.

Anônimo disse...

Esqueceram de mencionar seu papel no filme Exodus, ao ladode Paul Newman