sábado, 14 de março de 2009

JOAN FONTAINE

























Nascida Joan de Beauvoir de Havilland em Tóquio, no dia 22 de outubro de 1917, Joan Fontaine é uma atriz britânica, naturalizada americana em 1943.
Filha mais nova de Walter de Havilland e de Lilian Augusta Ruse. O pai de Joan Fontaine, Walter, era abvogado e trabalhava no Japão.
Joan é irmã da também atriz Olivia de Havilland, com quem ficou brigada durante muitos anos. Ambas irmãs estudaram na Los Gatos High School e na Notre Dame Convent Roman Catholic girls school em Belmont, Califórnia.
Aos dois anos de idade, os pais de Joan se divorciaram. Joan tinha anemia na época e por indicação médica, sua mãe com suas filhas mudou-se para os Estados Unidos na cidade de Saratoga, Califórnia.
A saúde de Joan melhorou rapidamente e logo começou a tomar lições de dicção junto a sua irmã. Aos 15 anos, Joan voltou ao Japão onde viveu com seu pai durante dois anos.
Quando voltou aos Estado Unidos, seguiu os passos de sua irmã Olivia e começou a aparecer em filmes, mas não obteve a permissão de sua mãe, que preferia que a irmã usasse o sobrenome família. Foi quando Joan se viu forçada a inventar um nome (primero foi Joan Burfield, e finalmente Joan Fontaine, utilizando o antigo sobrenome de sua mãe).
Joan fez sua estréia na peça "Call It A Day" em 1935 e logo recebeu uma oferta para firmar um contrato com a RKO.
Sua estréia no cinema foi um pequeno papel no filme "No More Ladies" (1935). Também foi selecionada para aparecer no primero filme de Fred Astaire sem Ginger Rogers pela RKO: "Senhora em desgraça" (1937), mas o filme foi um fracasso.
Continuou aparecendo em pequenos papéis durante em uma dúzia de filmes, e quando seu contrato expirou em 1939 não foi renovado. Este mesmo ano se casou com seu primero marido, o ator britânico Brian Aherne, de quem se separou em 1945.
Em 1946, se casou com William Dozier mas o casamento terminou em 1951 (tiveram um filho juntos). Em 1952 mais um casamento, desta vez com Collier Young, de quem também se divorciou em 1961. Seu último casamento foi em 1964 com Alfred Wright Jr. mas terminou em divórcio em 1969.
Sua sorte mudou na noite em uma festa, onde jantava sentada ao lado do produtor David O. Selznick. Ela e Selznick començaram a discutir sobre a novela de Daphne du Maurier "Rebeca" e Selzinick a convidou para um teste para o filme de mesmo nome.
"Rebecca" a estréia americana do diretor inglês Alfred Hitchcock. Joan foi indicada ao Oscar de melhor atriz por "Rebecca" mas não venceu. Em 1943, Joan ganhou o Oscar de Melhor Atriz por "Suspeita". Atualmente ela mora na Califórnia.

Nenhum comentário: