terça-feira, 10 de março de 2009

JESSIE MATTHEWS

















Jessie Matthews, nascida Jessica Matthews em Soho, Londres no dia 11 de Março de 1907e falecida em 19 de Agosto de 1981, foi uma atriz, dançarina e cantora inglesa dos anos 30.
Matthews nasceu relativamente pobre, um dos seis filhos de um verdureiro. Estreou nos palcos em 29 de Dezembro de 1919 em Londres e fez suas estréia em filmes em 1933 em "The Beloved Vagabond".
Matthews foi aclamada no Reino Unido como dançarina e performer. O estúdio ficou relutante em deixá-lair para Hollywood e ela também não queria ir.
Seu maior sucesso foi a adaptação de "Evergreen".
Sua voz diferenciada e bochechas arredondadas fizeram-na familiar e muito amada na Grã Bretanha, tanto em filmes quanto em peças teatrais, mas no final dos anos 40, sua popularidade já não era mais a mesma.
O teatro ao vivo e shows de variedades permanceram sendo as atividades principais de Matthews nos anos 1950 e 1960.
Matthews foi condecorada com a Ordem Britânica em 1970 e continuou a fazer aparições eventuais em filmes e TV.
Ela havia sofrido períodos de doença durante a vida e veio a falecer de câncer aos 74anos em Londres.
Em 1926 ela se casou com o primeiro dos três maridos, o ator Henry Lytton Jr. Se divorciaram em 1930. O segundo e mais longo casamento foi com o ator-diretor Sonnie Hale; o terceiro e último foi com o militar Brian Lewis. Todos os casamentos terminaram em divórcio e ela não teve filhos, embora tivesse ficado grávida algumas vezes. Com Hale ela adotou um filha, Catherine Hale-Monro.
Matthews teve diversos casos que se tornaram públicos. Foi vítima de escândalos e levou tempo para ela retomar a popularidade.
Em sua vida pessoal incluem um romance com o Príncipe George, Duque de Kent e o fato de sofrido um trauma de uma gravidez após um assalto aos 16 anos de idade por um argentino Jorge Ferrara.

Nenhum comentário: