domingo, 8 de março de 2009

JEAN HARLOW





















Jean Harlow, nome artístico de Harlean Carpentier nasceu em Kansas City, no dia 03 de março de 1911 e faleceu em Los Angeles, 7 de junho de 1937, foi uma atriz norte-americana de cinema, que antecedeu Marilyn Monroe como a primeira atriz loira platinada a explorar seu sex-appeal.
Jean começou em Hollywood como figurante por necessidade, para pagar as despesas de casa, pois seu padrasto italiano não era lá muito adepto do trabalho. Howard Hughes, que estava refilmando Anjos do Inferno em versão falada, encantou-se por ela. Terminado o filme, Jean fez uma turnê pelo país em divulgação do mesmo. Infelizmente, Hughes não tinha outros projetos para ela e acabou por emprestá-la a outros estúdios.
Em 1932, casou-se com um assistente de Irving Thalberg na MGM, Paul Bern. Era uma escolha estranha para uma mulher de 21 anos, que poderia ter um dos belos atores com quem trabalhava. Ele tinha 42 anos, era pequeno, de poucos cabelos e tinha um bigode fino. Era gentil, inteligente e muito querido – chamavam-no carinhosamente de "pequeno padre confessor", devido a sua paciência em ouvir os problemas de todos. A relação dos dois era muito conturbada. Ironicamente, a deusa sensual das telas escolheu para marido um homem impotente, sexualmente falando. Ele passou a agredi-la, devido a sua frustração. A situação logo se tornou insuportável. O casal viva de aparências. Então, certo dia, enquanto Jean estava no estúdio, Bern se matou com uma pistola de calibre 38, encharcado do perfume favorito da esposa, Mitsuko. Anteriormente, havia sido casada com Charles Fremont (1927 a 1930) e depois da morte de Bern, se casou com Harold Rosson mas o casamento só durou até 1934.
Jean estrelou em mais de trinta filmes em uma carreira que durou apenas dez anos, até 1937. Depois ficou doente, talvez em decorrência de complicações nos rins, uma seqüela, ainda, das agressões de Bern. Na época, viva com sua mãe e esta recusou-se a chamar um médico, devido a sua crença religiosa. Quando um amigo veio socorrê-la, foi tarde demais. A loura platinada morreu prematuramente aos 26 anos, por insuficiência renal.
Tinha o apelido de Vênus Platinada, foi a primeira atriz a ser capa da LIFE, junto à Hedy Lamarr foi uma das inspirações para Bob Kane criar o personagem "Mulher Gato" nos quadrinhos "Batman".
Em 2004, foi interpretada pela cantora Gwen Stefani no filme O Aviador de Martin Scorsese.

Nenhum comentário: