sábado, 28 de fevereiro de 2009

IRISH MCCALLA































Nascida Nellie Elizabeth "Irish" McCalla no dia 25 de Dezembro de 1928, e falecida em 01 de Fevereiro de 2002, Irish foi uma atriz e artista americana mais conhecida por seu papel na TV nos anos 50 na série "Sheena, Queen of the Jungle".
Tendo inciado como modelo e pin-up para o artista Alberto Vargas, a imensa Irish tinha medidas improváveis apra alguém com apenas 18 anos.
Nascida em Nebraska, EUA, McCalla era um dos oito filhos de um açogueiro e sua esposa Nettie Geiger McCalla. A família se mudou para Des Moines, Iowa no final de 1939 onde o pai começou a trabalhar para Condon Bros. Aos 17, Irish trabalhou como garçonete e numa fábrica de aviões.
Em 1951, ela se casou com o corretor de seguros Patrick McIntyre, com quem teve dois filhos. McCalla já era uma popular modelo e pin up em 1952, quando ela e outras modelos apareceram no filme "River Goddesses".
McCalla foi descoberta por um representante dos estúdios Nassour, quando brincava na praia de Malibu, California.
Atlética e alta, McCalla dizia que nunca precisou de dublês na famosa série, filmada no Mexico, até que num dia ela se segurou num galho e bateu em uma árvore, quebrando seu braço. Seu filho mais velho, Kim McIntyre, disse à imprensa certa vez, que lembrava da mãe balançando de galho e galho.
Depois da série de TV, McCalla participou de cinco filmes entre 1958 e 1962, e também em séries de TV.
McCalla e McIntyre se divorciaram em 1957, e no ano seguinte, ela se casou com o ator britânico Patrick Horgan. Eles se divorciaram em 1963. Foi falado que ela havia se casado uma terceira vez, mas não há confirmação para tal fato. Ela se mudou para o Arizona em 1982.
Como artista, McCalla fez mais de mil pinturas e váris litografias. McCalla era membro da Woman Artists of the American West, e seu trabalho foi distribuído para o Museu de Artes e Ciências de Los Angeles. Ela fazia aparições em convenções de autógrafos, inclusive em 1996 veio vestida como leopardo, lembrando seu papel de Sheena. McCalla tem uma estrela na Calçada da Fama
Aos 73, Irish McCalla morreu de derrame e de complicações de um tumor no seu cérebro — já havia tido tumores em 1969 e 1981 - e estava ao lado dos dois filhos e duas netas.

2 comentários:

Roderick Verden disse...

Como eu gostaria de ser o chipanzé!

Unknown disse...

poucas conseguem envelhecer tão bem!