terça-feira, 2 de dezembro de 2008

ANNA MAGNANI











Anna Magnani nasceu em Roma, Itália em 07 de março de 1908. Filha ilegítima, não conheceu seu pai, só soube que era egípcio, embora a própria Anna achassse que ele era da Calabria. Criada na pobreza por sua avó materna, depois que sua mãe a abandonou, Anna trabalhou na Academia de Arte Dramática de Roma, cantando em cabarés e nightclubs e posteriormente viajando pelo país em companhias pequenas. Tornou-se conhecida ao trabalhar em 1941no filme "Teresa Venerdì" de Vittorio De Sica. Mas, seu apogeu começou mesmo ao fazer o filme de Roberto Rossellini, "Roma, città aperta" (1945). Daí em diante, ela não parou de trabalhar no cinema e nem na TV, ganhando o Oscar de melhor atriz na versão para o cinema do livro de Tennessee Williams "The Rose Tattoo" (1955), a quem era amiga íntima. Trabalhou com todos os grandes diretores italianos nos anos 1950, 1960 e 1970. Conhecida por seus papéis passionais, rústicos e intensos, foi amante de Rossellini por alguns anos , até que ele começou a namorar Ingrid Bergman (ainda casada). Anna teve um filho, Luca, com Massimo Serato. Luca anos mais tarde contraiu polio e Anna dedicou sua vida para cuidar dele. Casou-se somente uma vez com o diretor italiano Goffredo Alessandrini em meados dos anos 30, e mais tarde teve o casamento anulado. Seu último filme foi "Roma" de Federico Fellini em 1972. Ela morreu no ano seguinte, vítima de tumor no pâncreas, com apenas 65 anos de idade. Salve Anna!!

Um comentário:

rocky disse...

Lucca acabou mal; a sua mulher o arruinou, levando toda a fortuna deixada por Anna, inclusive quadros de pintores famosos, como de Chirico.
Anna era "gattara", isto é, tomava conta dos gatos do Mausoléu de Augusto, em Roma, minha "colega", pois eu cuidava daqueles do Parque de Villa Celimontana.