sábado, 24 de janeiro de 2009

DOROTHY GISH




















Dorothy Elizabeth Gish, ou Dorothy Gish nasceu em 11 de Março de 1898 e faleceu em 04de Junho de 1968) foi uma atriz americana. Nascida em Dayton, Ohio, ela era irmã mais nova da atriz Lillian Gish.
A mãe de Dorothy trabalhou como atriz para poder sustentar a família depois que seu marido a abandonou. Quando ficaram mais velhas, Dorothy e Lillian ingressaram como atrizes e modelos. Em 1912, a amiga de infância Mary Pickford as apresentou ao diretor D.W. Griffith, e as irmãs começaram a atuar nos estúdios Biograph.
Dorothy acabou fazendo dezenas de filmes, a maioria mudos com a irmã, Lillian.
Durante um longo tempo, as irmãs foram meros extras dentro e fora dos filmes. Especialmente Dorothy, embora ela continuasse tentando aprender a técnica difícil de atuar em filmes mudos, e se preparando para uma futura oportunidade. Lillian certa vez disse: ‘Dorothy é boa; ela é quase tão boa quanto eu’.
Após vários filmes, ela se especializou em comédia leve, se tornou famosa ao fazer uma série de filmes supervisionados por Griffith de 1918 até 1920, comédias que a colocaram no 'ranking' das comediantes de ponta. A maioria destes filmes, infelizmente, foi 'perdida'.
"Então eu sou uma comediante", um artigo publicado em um jornal de 1925, deu a Dorothy a chance de chamar atenção do público a sua pessoa: “Então eu sou uma comediante, embora eu, também, quis fazer heroínas e filmes trágicos. Hoje não tenho vontade de fazer comédia, embora todos esperem isso de mim, tanto no teatro quanto no cinema. Para muitas pessoas, a comédia não é somente a ausência de estudo em atuar, nem é considerada arte”.
Com o advento do cinema falado, Dorothy escolheu voltar aos palcos. George Cukor a dirigiu em "Young Love", e a comédia foi um sucesso de público.
Nos anos 50, Dorothy se aventurou na TV, aparecendo no programa da NBC Lux Video na noite de 24 de novembro de 1955.
“A verdade é, que ela não sabia o que ela realmente queria fazer,” escreveu sua irmã, Lillian, em sua autobiografia. “Ela sempre tinha problema em tomar decisões e assumir responsabilidades. De certa forma, ela nunca havia crescido. Primeiro mamãe falava isso, depois eu, e mais tarde Reba, sua amiga e seu marido Jim. Reba chamava Dorothy de ‘Baby’ e Jim também. Com as melhores intenções do mundo, todos nós ajudamos a mantê-la uma criança.”
De 1930 até sua morte, ela só fez mais cinco filmes.
Dorothy foi casada com James Rennie (1890-1965), um ator canadense. Eles se casaram em 1920, numa cerimônia dupla, onde a também atriz Constance Talmadge e John Piagoglou se casaram, mas o casamento acabou em 1935.
Ela morreu em 1968 de pneumonia aos 70 anos em Rapallo, Itália, onde estava internada há quase dois anos, com sua irmã Lillian ao seu lado. Ambas aliás, estão enterradas uma ao lado da outra em Nova York.
Por sua contribuição à indústria do cinema, Dorothy Gish ganhou uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

Nenhum comentário: