terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
GOLDIE HAWN
Goldie Jeanne Hawn nasceu em Washington, no dia 21 de novembro de 1945, é uma atriz e produtora de cinema norte-americana premiada com o Oscar, mais conhecida pelas comédias que estrelou nos anos 70 e 80.
Goldie é filha de um músico presbiteriano, descendente de um dos signatários da Declaração de Independência dos Estados Unidos e de mãe judia, filha de imigrantes húngaros. Apesar de crescer no judaísmo, Goldie ia a igreja com a família e comemorava o Natal. Aos três anos ela começou a aprender balé e sapateado e aos quinze estreou nos palcos como Julieta numa produção de Romeu e Julieta de William Shakespeare.
Em 1964, após deixar a faculdade para se tornar professora de balé, ela participou de um musical como dancarina na Feira Mundial de Nova Iorque e no ano seguinte se estabeleceu como dançarina go-go profissional na cidade.
Na segunda metade de década de 60 Hawn estreou como atriz em televisão, personi-ficando diversas vezes o estereótipo cômico da 'loira burra e meiga', que a tornaria famosa e em cima do qual faria três comédias românticas de grande sucesso nos anos seguintes na tela grande: Liberdade Para as Borboletas, Caiu uma Moça na Minha Sopa e Flor de Cacto, seu trabalho de estréia no cinema, com Walter Matthau e Ingrid Bergman nos papéis principais e que lhe garantiu o Oscar de melhor atriz coadjuvante de 1969.
Nos anos 70 e 80 Goldie se consagraria como atriz e produtora, primeiro com o papel principal do thriller de estréia de Steven Spielberg no cinema, "Louca Escapada" e depois, principalmente, em comédias rasgadas ou dramáticas como "Shampoo", "Golpe Sujo", "Alta Tensão" e "A Recruta Benjamim" também produzido por ela e que lhe deu uma indicação ao Oscar de melhor atriz de 1980.
Nos anos 90 sua carreira entrou num compasso mais lento e os sucessos de bilheteria foram menores, o maior deles em "O Clube das Desquitadas" com Bette Midler e Diane Keaton, em que ela também mostra seus dotes de cantora no disco com a trilha sonora do filme.
Goldie foi casada entre 1969 e 1976 com Gus Trikonius, de quem se divorciou para casar com Bill Hudson do trio musical Hudson Brothers, e de quem se divorciou em 1980. Desta relação ela tem dois filhos atores, Oliver e, a mais conhecida internacio-nalmente, Kate Hudson. Desde 1982 ela vem mantendo um relacionamento estável com o também ator Kurt Russell, com quem também tem um filho, Wyatt.
Apesar de judia por parte de mãe, Hawn se converteu ao budismo nos anos 70 e pratica a religião, tendo criado seus filhos dentro das filosofias judaica e budista. Não abre mão de suas raízes judaicas e se descreve como meio judia e meio budista, visitando a Índia anualmente e viajando a Israel, como uma demonstração de identifi-cação com seu povo e com as duas religiões.
Globo de Ouro
Indicada na categoria de Melhor Atriz - Comédia / Musical por Liberdade para as Borboletas (1972), Shampoo (1975), A Duquesa e o Vilão (1976), Golpe Sujo (1978), A Recruta Benjamim (1980), Amigos Muito Íntimos (1982) e Doidas Demais (2002).
Venceu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por Flor de Cacto (1969).
Indicada na categoria de Melhor Revelação Feminina por Flor de Cacto (1969).
BAFTA (Reino Unido)
Indicada na categoria de Melhor Atriz, por Flor de Cacto (1969) e Caiu uma Moça na Minha Sopa (1970).
Framboesa de Ouro (EUA)
Indicada na categoria de Pior Atriz Coadjuvante por Ricos, Bonitos e Infiéis (2001).
Nenhum comentário:
Postar um comentário