terça-feira, 31 de março de 2009
KATHRYN GRAYSON
Nascida Zelma Kathryn Elisabeth Hedrick em Winston-Salem, Carolina do Norte, no dia 09 de Fevereiro de 1922, Kathryn Grayson é uma atriz e cantora americana.
Treinada como cantora de ópera desde os doze anos de idade, Grayson foi contratada da MGM e estabilizou sua carreira em filmes nos anos 40. A maioria de seus filmes foram músicais, dentre eles, "Show Boat" (1951) e "Kiss Me, Kate" (1953).
Quando a era dos musicais decaiu, ela foi para o teatro e participou de diversos musicais, entre 1962 e 1964. Durante os anos 60, fez várias óperas, incluindo, "La bohème", "Madame Butterfly", "Orpheus in the Underworld" e "La Traviata".
Seu primeiro filme foi "Andy Hardy's Private Secretary" (1941). Ela era a 'resposta' da MGM para Deanna Durbin em filmes tais como "Seven Sweethearts" (1942) e "Anchors Aweigh" (1945), Grayson se tornou uma estrela em "Thousands Cheer" e "Two Sisters from Boston". Também fez duetos com o tenor Mario Lanza, "That Midnight Kiss" (1949) e "The Toast of New Orleans" (1950).
Grayson apareceu ocasionalmente na TV. Em 1956, ela recebeu uma indicação ao Emmy por sua interpretação em "Shadow on the Heart".
Grayson teve uma longa e duradoura carreira como cantora de ópera. Atualmente Grayson supervisiona o Coral "Voice and Choral Studies Program" na Universidade de Idaho.
Grayson se casou duas vezes, primeiro com o ator John Shelton e depois com o ator e cantor Johnnie Johnston, e com ele teve sua única filha, Patricia Kathryn.
segunda-feira, 30 de março de 2009
KATHERINE HEPBURN
Nascida Katharine Houghton Hepburn em Hartford, Connecticut, no dia 12 de maio de 1907 e falecida em Old Saybrook, Connecticut, no dia 29 de junho de 2003, Katherine Hepburn foi uma importante atriz americana. Hepburn atuou no cinema, na televisão e nos palcos, e hoje é reconhecida como sendo um símbolo feminista e permanece uma das mais famosas estrelas de cinema de todos os tempos.
Uma lenda das telas, Hepburn ganhou o maior número de Oscars (4) e possuia o maior número de indicações para o prêmio na categoria de Melhor Atriz Principal (12) (Meryl Streep sustenta este recorde, hoje, com 15 indicações). Hepburn ganhou um Emmy em 1975 por seu papel em Love Among the Ruins, e foi indicada para outros quatro Emmys e também para dois Tonys durante os mais de setenta anos em que esteve envolvida com a arte de actuar.
Em 1999, a AFI escolheu-a como a maior atriz de todos os tempos, numa lista de 25, que incluía Bette Davis, Ingrid Bergman, entre outras. Hepburn teve um famoso e longo romance com Spencer Tracy, dentro e fora das telas, durante 25 anos.
Como curiosidade, uma sua antiga empregada doméstica, Emma Faust Tillman, chegou a ser a pessoa mais velha do mundo a partir de 24 de Janeiro de 2007, com 114 anos.
Hepburn morreu em sua casa de Old Saybrook, no estado de Connecticut em 29 de Junho de 2003.
Filha de um famoso urologista local e uma sufragista. Sempre foi influênciada pela família a falar o que quisesse. Cresceu em Hartford,Connecticut,mas costumava passar os verões em Old Saybrook, onde veio a falecer mais tarde.Ela dizia que havia passado os melhores verões de sua vida lá. Durante a adolêscencia lhe ocorreu um fato delicado:seu irmão mais velho Tom,foi encontrado por ela enforcado no sotão de sua casa. Nunca se soube se ele havia cometido um suicídio ou era um truque que ele tinha aprendido com o pai, durante anos adotou a data de nascimento como a própria(8 de novembro), a mentira só foi descoberta no começo dos anos 90 quando a atriz revelou a verdade. Se casou pela primeira e única vez em 1928 com um rico empresário da Nova Inglatera, mas o casamento não deu certo e durou apenas até 1934.
Kate antes de atuar nas grandes telas começou nos palcos. Ela fez peças com papéis secundários no final dos anos 20 e começo dos anos 30. Mas foi em 1931 com a peça "The warrior's husband" que sua carreira 'começou'. Ela foi notada por um produtor de Hollywood e assim começou a fazer filmes. Mas sua carreira nos palcos não parou aí. No final dos anos 30 interpretou Tracy Lord nos palcos, a personagem que mais ela interpretaria no cinema e traria de volta sua carreira,no teatro fez a peça junto com Joseph Cotten e Anne Baxter como a irmãzinha. No final da carreira fez várias peças,interpretou Cleópatra por 15 anos,fez várias peças na broadway e concorreu duas vezes pelo Tony Awards,uma delas pela sua atuação como Coco Channel no musical "CoCo".
Katharine Hepburn foi considerada 'veneno de bilheteira', pois fez vários filmes que foram rejeitados pelo público na época, mas alguns hoje são cultuados clássicos, como exemplo: "Levada da Breca". Nos anos 30, fez 15 filmes, grande parte deles fracassos de bilheteria. Nos anos 40 fez menos filmes do que nos anos 30, mas ao contrário da década anterior, foram filmes de grandes sucessos. Outro fato importante na década de 40, foi o fato de que começou a trabalhar com seu eterno amante Spencer Tracy.
Em 1951, contracenou com outro veterano do cinema, Humphrey Bogart, em "The African Queen", para o qual recebeu uma nomeação para Melhor Atriz, tendo perdido para Vivien Leigh em "Um bonde chamado desejo". Em 1955, o filme "Summertime", de David Lean, valeu-lhe outra nomeação para o Oscar. Neste filme, a cena em que Hepburn teve que cair em um um lago provocou-lhe uma infecção no olho que ficou para toda a vida. Em 1959, contracenou com Elizabeth Taylor e Montgomery Clift em "Suddently, Last Summer", para o qual foi nomeada mais uma vez ao Oscar. A sua contribuição neste filme foi considerada uma das melhores de sua carreira.
Em 1962, filmou "Longa jornada noite adentro", com o qual recebeu mais uma nomeação para o Oscar. Não trabalhou durante cinco anos, por opção, tendo voltado com "Guess who's coming to dinner" com o qual ganhou o segundo Oscar. No ano seguinte, o filme "O Leão no Inverno" (The lion in winter) valeu-lhe o terceiro Óscar. A partir daí fez cerca de 18 filmes, a maioria para TV, e em 1981, ganhou o quarto Óscar com "Num lago dourad"o (On Golden Pond).
Katharine Hepburn morreu a 29 de Junho de 2003, com 96 anos, em sua propriedade em Fenwick, Old Saybrook. As luzes dos teatros da broadway se mantiveram apagadas durante uma hora em sua homenagem, coisa que nunca tinha sido feito antes.
Deixou uma carreira inigualável, vários fãs e um recorde nunca igualado.
Foi nomeada a maior estrela feminina da história do cinema pelo AFI. William J. Mann, que escreveu a briografia 'Kate: the woman who was Hepburn', descreveu-a como a atriz mais adorada de todas as gerações.
Apesar de ter ganho quatro Óscares nunca esteve presente à cerimonia, apenas uma vez nos anos 70, quando não concorria a nada, para prestar homenagem a um amigo.
Escreveu 2 livros, sendo um deles uma autobiografia no início dos anos 90 que ficou em 1º lugar dos mais vendidos.
Nunca se casou ou teve filhos, mas teve um eterno amado com quem nunca se casou, o ator Spencer Tracy.
Principais prêmios:
Oscar
1934 - Melhor Atriz Principal por Manhã de Glória
1968 - Melhor Atriz Principal por Adivinhe Quem Vem Para Jantar
1969 - Melhor Atriz Principal por O Leão no Inverno
1982 - Melhor Atriz Principal por Num Lago Dourado
BAFTA
1968 - Melhor Atriz Principal por Adivinhe Quem Vem Para Jantar
1969 - Melhor Atriz Principal por O Leão no Inverno
1983 - Melhor Atriz Principal por Num Lago Dourado
Festival de Cinema de Cannes
1962 - Melhor Atriz por Longa jornada noite adentro
Emmy
1975 - Melhor Atriz Principal num programa especial por Love Among the Ruins
Festival de Cinema de Veneza
1934 - Melhor Atriz por Little Women
KATY JURADO
Nascida María Cristina Estela Marcela Jurado García, em Guadalajara, México, no dia 16 de janeiro de 1924 e falecida em Cuernavaca, no dia 5 de julho de 2002, Katy Jurado foi uma atriz mexicana, que fez carreira artística em Hollywood, mas voltou para o México, onde continuou filmando.
Ficou conhecida por sua atuação no filme Nosotros, los pobres (1948), onde contracenou com Pedro Infante. A partir daí, apareceu em muitos filmes de Hollywood, entre eles The Bullfighter and the Lady (1951), High Noon (1952, pelo qual foi vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante), Arrowhead (1953), Broken Lance (1954, e pelo qual foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante), The Racers (1955), Trial (1955), Trapeze (1956), The Badlanders (1958), One Eyed Jacks (1961), Barabba (1961), Stay Away, Joe (1968, com Elvis Presley), Pat Garrett and Billy the Kid (1973), The Children of Sanchez (1978), e Under the Volcano (1984).
Sua última atuação foi no filme mexicano Un Secreto de Esperanza, de 2002.
Ela foi a primeira latino-hispânica e uma das três únicas mexicanas indicadas ao Oscar da Academia (as outras fotam Salma Hayek e Adriana Barraza).
Foi casada com o ator mexicano Víctor Velázquez, com quem teve dois filhos, e com o ator Ernest Borgnine. Faleceu em Cuernavaca aos 78 anos de idade por insuficiência renal e problemas neumológicos.
sábado, 21 de março de 2009
JUNE HAVOC
Nascida Ellen Evangeline Hovick em Vancouver, Canadá, no dia 08 de Novembro de 1913, June Havoc é uma atria, dançarina, escritora e diretora.
Atualmente ela mora em Wilton, Connecticut.
A carreira de June começou quando ela ainda era criança, irmã da conhecida Gypsy Rose Lee, após o divórcio dos pais, as duas tiveram que ganhar dinheiro trabalhando com o teatro de vaudeville. Em 1929, se casou com Bobby Reed e com ele teve um filho. O casamento deles não durou, mas eles continuaram amigos.
June adotou o nome de June Havoc e conseguiu sua primeira aparição no teatro em 1936. E em Hollywood em papéis como em "Gentleman's Agreement".
June se casou uma segunda vez, em 1935 com Donald S. Gibbs, e uma terceira vez, com William Spier em 1949.
June escrevey duas memórias, "Early Havoc" e "More Havoc". Também escreveu uma peça, "Marathon '33" baseada em suas memórias.
June Havoc foi indicada ao Tony de Melhor Diretora em 1964, por "Marathon '33". Em 2003, o teatro "Abingdon Theatre" em Nova York, mudou seu nome para "June Havoc Theatre".
Assinar:
Postagens (Atom)